Os trinta nomes de Deus

Bruno Paixão

Corpo Vegetal

Julieta Monginho

Morro da Pena Ventosa

Rui Couceiro

1 min

Alexandre II
favoritos

Alexandre II Nicolaevitch (1818-1881) tornou-se czar da Rússia à morte de seu pai, o czar Nicolau I, em 1855. Um ano depois de assumir a direção da Rússia Imperial, pôs termo à guerra na Crimeia e apostou numa política de extermínio dos seus inimigos. Para tal, submeteu os turcos otomanos entre 1866 e 1881, alargando as fronteiras da Rússia e dominando os povos do Caúcaso. O partido pan-eslavista arrastou Alexandre II para a guerra entre os russos e os turcos, travada entre 1877 e 1878.
Relativamente à política interna o seu governo caracterizou-se pela introdução de profundas reformas na estrutura da nação russa. Ordenou a reorganização do exército e a reestruturação da administração interna. Em 1858 lançou uma medida bastante controversa que atingiu cerca de 23 milhões de russos, a libertação dos servos do Império, concedendo-lhes a oportunidade de comprar terras aos antigos senhores feudais, mediante o recurso a empréstimos. Também foi o introdutor da abolição das punições corporais.
Alexandre II morreu em 13 de março de 1881, após diversos atentados fracassados. O atentado letal foi perpetrado por um membro de um grupo revolucionário intitulado A Vontade do Povo, que atirou uma bomba para a sua carruagem. Sucedeu-lhe o seu filho, Alexandre III, que foi czar de 1881 a 1894.
Partilhar
  • partilhar whatsapp
Como referenciar
Porto Editora – Alexandre II na Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora. [consult. 2024-10-15 09:55:21]. Disponível em

Os trinta nomes de Deus

Bruno Paixão

Corpo Vegetal

Julieta Monginho

Morro da Pena Ventosa

Rui Couceiro