Haiti

João Pedro Marques

Quarenta árvores em discurso directo

António Bagão Félix

As histórias que nos matam

Maria Isaac

1 min

Alexei A. Abrikosov
favoritos

Físico e investigador, de nacionalidade russa e também norte-americana, nasceu a 25 de junho de 1928, em Moscovo, na Rússia, e morreu a 29 de março de 2017, na Califórnia, Estados Unidos da América.

Em 1955 doutorou-se em Ciências da Física e da Matemática no Instituto de Problemas da Física, em Moscovo, em 1975 tornou-se Doutor Honoris Causa da Universidade de Lausanne, na Suíça e em 1991 ingressou na Materials Science Division do Argonne National Laboratory, em Illinois, nos Estados Unidos da América.

Ao longo da sua vida profissional, trabalhou em várias instituições e universidades na Rússia.
Foi eleito membro da Academia Nacional de Ciências da Rússia, membro (estrangeiro) da Real Sociedade de Londres e membro da Academia Americana das Artes e das Ciências.

Recebeu vários prémios no seu país de origem, assim como nos Estados Unidos.
Em 2003 foi galardoado com Prémio Nobel da Física, juntamente com Vitali L. Ginzburg e Anthony J. Leggett, pelas suas contribuições para a Física Quântica - o desenvolvimento de teorias relacionadas com a supercondutividade.

 

 

Partilhar
  • partilhar whatsapp
Como referenciar
Alexei A. Abrikosov na Infopédia [em linha]. Porto Editora. Disponível em https://www.infopedia.pt/artigos/$alexei-a.-abrikosov [visualizado em 2025-06-23 11:16:21].

Haiti

João Pedro Marques

Quarenta árvores em discurso directo

António Bagão Félix

As histórias que nos matam

Maria Isaac