Corpo Vegetal

Julieta Monginho

Morro da Pena Ventosa

Rui Couceiro

Pedra e Sombra

Burhan Sönmez

1 min

Alfredo da Costa
favoritos

Médico português, Manuel Vicente Alfredo da Costa nasceu a 28 de fevereiro de 1859, na Índia Portuguesa, e faleceu a 2 de abril de 1910, em Lisboa. Com 9 anos, mudou-se com a família para Portugal, onde se formou na Escola Médico-Cirúrgica, em 1887, e veio a ser professor da instituição. Dez anos depois, foi regente da cadeira de Obstetrícia e diretor, no Hospital de São José, da Enfermaria-Maternidade.
Considerado o impulsionador da moderna assistência materno-infantil, não viu o seu sonho (a construção de uma maternidade) realizar-se, uma vez que só 22 anos após a sua morte, a 5 de dezembro de 1932, foi inaugurada em Lisboa a Maternidade que, em sua homenagem, ficou com o seu nome, Alfredo da Costa.
Fez parte do grupo de fundadores da Revista de Medicina e Cirurgia, foi sócio da Academia das Ciências de Lisboa - onde exerceu o cargo de presidente e se tornou membro benemérito - e foi colaborador do Jornal da Sociedade das Ciências Médicas.
Partilhar
  • partilhar whatsapp
Como referenciar
Porto Editora – Alfredo da Costa na Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora. [consult. 2024-09-12 03:18:50]. Disponível em

Corpo Vegetal

Julieta Monginho

Morro da Pena Ventosa

Rui Couceiro

Pedra e Sombra

Burhan Sönmez