As histórias que nos matam

Maria Isaac

O segredo de Tomar

Rui Miguel Pinto

As Crianças Adormecidas

Anthony Passeron

1 min

Aljubarrota
favoritos

Localidade do concelho de Alcobaça, junto da qual se travou, a 14 de agosto de 1385, uma célebre batalha entre portugueses e castelhanos.
Aljubarrota fica situada a 6 km da Alcobaça, 12km da Batalha e 25 km de Leiria. Antiga sede de um concelho extinto em 1855, pertence atualmente ao concelho de Alcobaça e ao distrito de Leiria.
Povoamento pré-histórico é, no séc. XII, uma das 13 vilas dos coutos alcobacenses, tendo-lhe sido outorgado foral em 1316 por D. Abade de Alcobaça e renovado, em 1514, por D. Manuel.
A Capela de S. Jorge situa-se no local onde se deu a Batalha de Aljubarrota
Foi junto desta localidade que se travou a batalha de Aljubarrota, no dia 14 de agosto de 1385, entre portugueses e castelhanos. A vitória de Portugal levou à tão desejada Independência Nacional.
São dignas de menção as Igrejas de S. Vicente (1549) e a Igreja dos Prazeres (séc. XII) - local onde D. Nuno Ávares Pereira orou antes da batalha. Na Praça do Pelourinho pode ver-se o Pelourinho, a Torre Sineira, os Paços do Concelho, a Capela da Misericórdia e o Celeiro dos Frades.
O brasão da vila de Aljubarrota ostenta uma mulher com uma pá de forno, alusão à forma como foram mortos muitos castelhanos.
Partilhar
  • partilhar whatsapp
Como referenciar
Porto Editora – Aljubarrota na Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora. [consult. 2025-03-16 09:20:18]. Disponível em

As histórias que nos matam

Maria Isaac

O segredo de Tomar

Rui Miguel Pinto

As Crianças Adormecidas

Anthony Passeron