Álvaro Siza Vieira
Arquiteto português nascido em 1933, em Matosinhos. Iniciou a sua vida profissional em 1955, depois de se ter formado na Escola Superior de Belas-Artes do Porto. O seu talento artístico foi reconhecido mais rapidamente no estrangeiro do que em Portugal, especialmente através da atribuição de obras como a recuperação do bairro judeu de Veneza e do bairro Kreuzberg, em Berlim. Atualmente é docente da Faculdade de Arquitetura do Porto. Entre as suas obras mais inovadoras na época, destacam-se a Casa de Chá da Boa Nova e a piscina de Leça da Palmeira, a Igreja de Marco de Canaveses, a Agência do Banco Pinto & Sotto Mayor, em Oliveira de Azeméis, e ainda centros de arte moderna em vários países europeus, como o Centro Galego de Arte Contemporânea e a Faculdade de Jornalismo, ambos em Santiago de Compostela. Siza Vieira dirigiu a reconstrução da zona do Chiado, em Lisboa, a construção da Faculdade de Arquitetura do Porto e foi responsável pelo plano arquitetónico para a construção do Museu de Arte Contemporânea do Porto. Posteriormente, foi o responsável pela proposta do Pavilhão de Portugal da EXPO'98 e foi convidado pelo Papa João Paulo II para o projeto de uma igreja no Vaticano. Paralelamente a estas obras mais prestigiadas, Siza Vieira desenvolveu, nos anos do pós-Vinte e Cinco de abril, uma ação a nível da habitação social, designadamente no Porto, liderando intervenções que visavam integrar zonas degradadas na vivência arquitetónico-paisagística da cidade. Os prémios que lhe foram atribuídos em 1988, pelas fundações Alvar Aalto e Mies van der Rohe, coroados em 1992 pelo Prémio Pritzker da Fundação Hyatt, de Chicago, considerado o equivalente a um Nobel, são a expressão maior da chegada de Siza Vieira ao "topo". Em Portugal, recebeu o Prémio Secil de Arquitetura pela primeira vez em 1996, pela recuperação do Edifício Castro e Melo, na zona do Chiado, e pela segunda vez em 2000, entregue pelo Presidente da República, pelo projeto da Faculdade de Ciências da Informação de Santiago de Compostela. Recebeu também o Prémio da Bienal de Veneza, a Medalha Internacional das Artes 2002, atribuída pelo Governo Regional da Comunidade de Madrid, ao projeto de revitalização do centro da cidade de Madrid, e as Chaves da Cidade do Porto, pelo sucesso da sua carreira, entregues pelo Presidente da Câmara, Rui Rio, a 10 de fevereiro de 2005.
Partilhar
Como referenciar
Álvaro Siza Vieira na Infopédia [em linha]. Porto Editora. Disponível em https://www.infopedia.pt/artigos/$alvaro-siza-vieira [visualizado em 2025-06-23 08:24:37].
Outros artigos
-
PortoAspetos geográficos Cidade, sede de concelho e capital de distrito, localiza-se na Região Norte (NUT...
-
ChavesAspetos Geográficos O concelho de Chaves, do distrito de Vila Real, localiza-se nas margens do rio T...
-
VenezaVeneza, a Rainha do Adriático, é uma cidade e um porto do Nordeste da Itália, situada na região do V...
-
Santiago de CompostelaCidade do Noroeste de Espanha. Capital da Comunidade Autónoma da Galiza, possui uma população de 87 ...
-
PortugalGeografia País do Sudoeste da Europa. Situado na parte ocidental da Península Ibérica, abrange uma s...
-
ChicagoCidade dos Estados Unidos, no estado de Illinois. Situada na margem sul do lago Michigan, possui 2 8...
-
Prémio PritzkerO prémio Pritzker de arquitetura existe desde 1979 e distingue anualmente um arquiteto vivo, por ini...
-
Alvar AaltoArquiteto finlandês, Alvar Henrik Aalto nasceu em 1898, em Kuortane, e morreu em 1976, em Helsínquia...
-
João Paulo IIPapa de origem polaca, de nome próprio Karol Wojtyla, nascido a 18 de maio de 1920, em Wadowice, uma...
-
LisboaAspetos geográficos Cidade, capital de Portugal, sede de distrito e de concelho. Localiza-se na Regi...
ver+
Partilhar
Como referenciar 
Álvaro Siza Vieira na Infopédia [em linha]. Porto Editora. Disponível em https://www.infopedia.pt/artigos/$alvaro-siza-vieira [visualizado em 2025-06-23 08:24:37].