Amadis de Gaula
Protagonista do romance de cavalaria peninsular (discute-se se o original é português ou castelhano) com o mesmo nome, por vezes atribuído a García Rodriguez de Montalvo. A primeira edição da obra data de 1508 e foi feita em Saragoça. Amadis é o retrato do cavaleiro valente e galante, sobretudo dedicado ao amor de uma dama, que acaba por conquistar ao cabo de aventuras, algumas pouco verosímeis, e mal-entendidos. A sua figura aponta já para o ideal renascentista do cortesão.
Partilhar
Como referenciar
Amadis de Gaula na Infopédia [em linha]. Porto Editora. Disponível em https://www.infopedia.ptartigos/$amadis-de-gaula [visualizado em 2026-07-27 21:37:12].
Outros artigos
-
GabiruPersonagem das obras Os Pobres (1906) e Húmus (1917) de Raul Brandão. Alter-ego do narrador, habitan
-
EuricoPersonagem central do romance histórico do mesmo nome, é um antigo gardingo convertido em presbítero
-
Fradique MendesPersonagem fictícia, primeiro criada por Eça de Queirós, Antero de Quental e Jaime Batalha Reis ao t
-
Fernão VelosoPersonagem da obra Os Lusíadas (1572) de Luís de Camões. Um dos marinheiros da frota que ruma à Índi
-
Elias SantanaPersonagem da obra Balada da Praia dos Cães (1982) de José Cardoso Pires. Chefe de brigada responsáv
-
EusebiozinhoPersonagem de Os Maias de Eça de Queirós, é o primogénito de uma das Silveiras, "senhoras ricas da Q
-
Maria EduardaPersonagem da obra Os Maias, de Eça de Queirós, filha de Maria Monforte e de Pedro da Maia, ignora t
-
FrankensteinPersonagem de grande popularidade criada pela romancista inglesa Mary Shelley, entre 1816 e 1818, pa
-
FélixPersonagem da comédia Falar Verdade a Mentir, adaptação da peça Menteur Véridique, de Eugène Scribe,
-
Eva LopoProtagonista e narradora de A Costa dos Murmúrios de Lídia Jorge, Eva Lopo tenta resolver, vinte ano
Partilhar
Como referenciar 
Amadis de Gaula na Infopédia [em linha]. Porto Editora. Disponível em https://www.infopedia.ptartigos/$amadis-de-gaula [visualizado em 2026-07-27 21:37:12].