Corpo Vegetal

Julieta Monginho

Morro da Pena Ventosa

Rui Couceiro

Pedra e Sombra

Burhan Sönmez

3 min

Amesterdão
favoritos

Aspetos Geográficos
A cidade de Amesterdão é a capital constitucional da Holanda e fica situada a oeste, na confluência do rio Amstel, na província setentrional da Holanda. É influenciada pelo clima temperado marítimo e a região em que se situa é deprimida e pantanosa; por isso, foram aí criados diques. Conta com uma população de cerca de 741,636 habitantes (2024).
O natural ou habitante de Amesterdão denomina-se amesterdamês.

História e Monumentos
Amesterdão foi fundada nos finais do século XIII e foi a partir dessa data que os seus habitantes começaram a beneficiar do estatuto de cidade. Foram-lhes concedidos privilégios e isenção de impostos de portagem nas vias fluviais, o que lhes permitiu viver da pesca e do comércio, assumindo-se como uma das chaves de navegação do Reno. Paralelamente, decorre em países como a França e Portugal o movimento religioso de Reforma. O referido movimento tem como consequência a expulsão de mercadores judeus dos territórios destes países. Estes eram muito importantes na economia, no comércio, na ciência, com destaque para a medicina, na cultura e nas artes, e dirigiram-se para Amesterdão, que, devido à prosperidade da Idade do Ouro, se tinha tornado num centro de tolerância política e religiosa e, por isso, bastante atraente. Durante os séculos XVI, XVII e XVIII o enriquecimento dos mercadores trouxe como consequência a construção de belas casas de altas e estreitas fachadas.
A cidade possui também edifícios do período gótico, tais como a Nieuwekerk (Igreja Nova), localizada no Dam, praça principal da cidade antiga, situada sobre o Amstel, e alberga muitos edifícios. O mais antigo é o Palácio Real, construído no século XVII. O Monumento Nacional também se localiza nesta praça. As igrejas renascentistas de Norderkerk, Oudekerk, Westerkerk e Zuydekerk, e o edifício De Beurs, que corresponde à Bolsa de Mercadorias, são também monumentos importantes.

Uma das atrações turísticas de Amesterdão são os passeios de barco nos canais
Canal em Amesterdão
Porta de Amesterdão (Spaarnwouder) datada de 1355 em Haarlem na Holanda
Aspetos Turísticos e Curiosidades
A vida cultural da cidade tem uma importância relevante, já que foi berço de grandes artistas como Rembrandt e Van Gogh; daí existir na cidade um museu dedicado a este último artista, o Museu Van Gogh. O espírito liberal que ela herdou da Idade do Ouro justifica o facto de nela existirem alguns cafés, os chamados Coffeeshops, onde está autorizado o consumo de drogas leves e de existir uma indústria do sexo legalizada. No "Red Light District" as ruelas estão lotadas de sex-shops, bares onde decorrem shows eróticos, cinemas eróticos e até um museu do sexo. Os passeios de barco pelos canais, os passeios de bicicleta, as praças animadas e o mercado de flores à beira do canal, onde as vendedoras estão dentro de barcos, são atrações que vale a pena salientar. A festa do dia 30 de abril corresponde aos festejos do aniversário da rainha. Por esta data todos se vestem e decoram as casas e as ruas de cor de laranja. A cidade conta com um total de 42 museus, entre os quais se destaca o Rijksmuseum. A casa de Anne Frank, uma das vítimas da ocupação alemã e da perseguição nazi na Segunda Grande Guerra, constitui atualmente um museu.
Amesterdão é notável pela numerosa representação da escola holandesa de pintura, possuindo 41 galerias de arte e 65 salas de concerto e teatros. Os diques que protegem as povoações dos efeitos das marés e os 900 moinhos de vento que rodeiam a cidade e os auxiliam no bombeamento do excesso de água para os diques constituem provavelmente os principais símbolos da cidade de Amesterdão e até da própria Holanda. Foram classificados Património da Humanidade em 1996.
Esta cidade foi designada Capital Europeia da Cultura para o ano de 1987.

Economia
Enquanto centro de comércio mundial, com ligações a 625 portos estrangeiros, Amesterdão continua a ser um grande entreposto de produtos tropicais como a borracha, o chá, o café, o tabaco, o algodão, etc. Tem um movimento marítimo e fluvial de cerca de 11 milhões de toneladas anuais. A cidade é ainda um dos principais centros mundiais de comércio de diamantes e são célebres as suas oficinas de lapidação. É também aqui que se situa a única instalação siderúrgica completa da Holanda, que produz automóveis e aviões. As indústrias de confeção, alimentares, químicas, de papel, entre outras, também estão presentes. Cerca de 58% da população ativa emprega-se na indústria. A cidade está ligada a outros países através da rede ferroviária e de canais, destacando-se o canal do mar do Norte. Conta com instituições como a Real Academia das Ciências, a Universidade de Amesterdão e a Academia Nacional de Arte.

Partilhar
  • partilhar whatsapp
Como referenciar
Porto Editora – Amesterdão na Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora. [consult. 2024-10-04 10:43:39]. Disponível em

Corpo Vegetal

Julieta Monginho

Morro da Pena Ventosa

Rui Couceiro

Pedra e Sombra

Burhan Sönmez