Corpo Vegetal

Julieta Monginho

Morro da Pena Ventosa

Rui Couceiro

Pedra e Sombra

Burhan Sönmez

1 min

Andre Agassi
favoritos

Tenista norte-americano nascido em 1970, em Las Vegas. É profissional desde 1986 e tornou-se num dos poucos tenistas a alcançar a vitória nos quatro torneios do Grand Slam, graças aos triunfos em Wimbledon em 1992, no Open dos EUA em 1994 e 1999, no Open de Paris em 1999 e no Open da Austrália em 1995, 2000, 2001 e 2003.
Andre Agassi começou a jogar ténis desde criança, tendo sido treinado inicialmente pelo seu pai. Aos 12 anos, já tinha tido oportunidade de treinar frente a grandes figuras do ténis mundial como Björn Borg, ou Jimmy Connors.
Depois de se ter tornado profissional, venceu o primeiro título em 1987. Entre 1991 e 1992, Agassi não só venceu o torneio de Wimbledon, como também representou o seu país na Taça Davis.
Andre Agassi, tenista norte-americano
Nos primeiros anos de Agassi no top, a sua imagem algo irreverente e exótica, aliada a uma personalidade um pouco errática, tornou-o muito popular perante os fãs do ténis, assim como um ícone do desporto e uma figura sempre presente em campanhas publicitárias. Em 1993, após uma operação que o manteve afastado do calendário internacional durante algum tempo, voltou aos títulos, em 1994, no Open dos Estados Unidos. Em 1995, venceu o Open da Austrália e chegou pela primeira vez a número um do ranking mundial. Em 1996 alcançou a medalha de ouro nos Jogos Olímpicos de Atlanta.
Após uma descida acentuada no ranking mundial, Andre Agassi voltou aos títulos no Grand Slam, em 1999, com triunfos nos EUA e em França (Roland Garros). Com este triunfo nos courts franceses Agassi juntou-se a Don Budge, Roy Emerson, Rod Laver e Fred Perry como os únicos tenistas a vencer as quatro principais provas do circuito mundial de ténis.
À medida que a sua carreira se foi desenvolvendo, Agassi foi dominando o seu forte temperamento, o que o levou a adotar uma imagem mais consensual nos courts. O tenista americano rapou os seus longos cabelos e passou a evidenciar um perfil mais sóbrio e calmo.
Aos 33 anos, e após mais três vitórias na Austrália, Agassi tornou-se no jogador mais velho de sempre a alcançar a posição de número um mundial, posição essa que manteve durante catorze semanas.
Partilhar
  • partilhar whatsapp
Como referenciar
Porto Editora – Andre Agassi na Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora. [consult. 2024-09-16 13:38:27]. Disponível em

Corpo Vegetal

Julieta Monginho

Morro da Pena Ventosa

Rui Couceiro

Pedra e Sombra

Burhan Sönmez