Haiti

João Pedro Marques

Quarenta árvores em discurso directo

António Bagão Félix

As histórias que nos matam

Maria Isaac

1 min

Anton Chekhov
favoritos

Escritor russo, nasceu em 1860 e morreu em 1904, Anton Chekhov (ou Tchekhov) estudou Medicina, profissão que exerceu esporadicamente.

Dedicou-se em pleno à sua atividade de escrita, demonstrou nos seus contos um grande respeito pela verdade humana e artística, bem como um sentido de humor muito particular.

Anton P. Chekhov, escritor russo
A nível da sua produção dramática, notabilizou-se pela incorporação de um certo realismo na encenação russa.
De entre as suas peças teatrais destacam-se: Ivanov, A Gaivota, O Tio Vania, As Três Irmãs e O Cerejal, na qual apresenta um retrato fiel da decadente aristocracia rural russa. No âmbito do romance, são dignas de nota as narrativas: História Melancólica, A Feiticeira e A Estepe.

A obra literária de Chekhov, embora abrangendo diferentes géneros, é plena de humor e pessimismo, e profundamente crítica da sociedade do seu tempo. Os humildes, as paisagens desoladas, os sentimentos doces e poéticos, sempre perpassados por uma plácida amargura, encontram neste autor um cronista de exceção.

Partilhar
  • partilhar whatsapp
Como referenciar
Anton Chekhov na Infopédia [em linha]. Porto Editora. Disponível em https://www.infopedia.pt/artigos/$anton-chekhov [visualizado em 2025-06-17 08:53:58].

Haiti

João Pedro Marques

Quarenta árvores em discurso directo

António Bagão Félix

As histórias que nos matam

Maria Isaac