Deus na escuridão

Valter Hugo Mãe

O Livro de San Michele

Axel Munthe

Peregrinação

Fernão Mendes Pinto

1 min

Antoni Gaudí
favoritos

Arquiteto, urbanista, escultor e pintor espanhol, nascido a 25 de junho de 1852, em Reus, e falecido a 10 de junho de 1926, em Barcelona.
Filho de um caldeireiro, Antoni Gaudí i Cornet estudou e trabalhou em Barcelona, onde se encontra toda a sua obra de arquiteto e urbanista.
As suas realizações insólitas revelam uma personalidade fora do comum, provocando a admiração de muitos e gerando continuadas controvérsias.

Recusou os princípios académicos da arquitetura neoclássica, usou livremente as formas e as técnicas da arte bizantina, muçulmana, mudéjar e gótica, criando um estilo eclético e eminentemente pessoal.
Desde cedo manifestou um interesse particular pelas formas procedentes da Natureza - geologia, botânica, zoologia e anatomia - e pelos recursos e soluções próprios dos ofícios artesanais.

No Parque Guell, construído entre 1900 e 1914, afirmam-se as suas preocupações urbanísticas audaciosas, uma conceção nova do espaço e uma imaginação delirante na decoração dos bancos dos abrigos, feita de mosaicos informais: "colagens" de cacos provenientes dos mais variados objetos.
A Igreja Sagrada Família, iniciada em 1883, apesar de permanecer inacabada e construída sobre os fundamentos de uma igreja neogótica, é a obra onde o seu temperamento visionário melhor se manifesta.

O arquiteto Antoni Gaudí
Casa Milá, mais um dos marcos de arquitetura deixados por Gaudí
Casa Batlló, projetada por Antoni Gaudí
Pormenor do terraço da Casa Milá, de Antoni Gaudí, Barcelona
Banco da esplanada-miradouro do Parque Güell, Barcelona (Gaudí, em 1900-1914)
Catedral da Sagrada Família, Barcelona - a obra-síntese da arquitetura de Gaudí, que a ela dedicou toda a sua vida
Pormenor do Parque Güell, em Barcelona
Entrada do Parque Güell, idealizado pelo arquiteto Gaudí
Partilhar
  • partilhar whatsapp
Como referenciar
Porto Editora – Antoni Gaudí na Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora. [consult. 2024-02-28 06:56:35]. Disponível em

Deus na escuridão

Valter Hugo Mãe

O Livro de San Michele

Axel Munthe

Peregrinação

Fernão Mendes Pinto