Morte nas Caves

Lourenço Seruya

Haiti

João Pedro Marques

Quarenta árvores em discurso directo

António Bagão Félix

Tempo de leitura1 min

António Calvário
favoritos

Cantor romântico, natural de Lourenço Marques, atual Maputo, nascido a 17 de outubro de 1938, era ainda criança quando a sua família decidiu trocar Moçambique pelo Algarve.

Aos 18 anos foi estudar para Lisboa, tentando paralelamente a sua sorte como cantor.
Inscreveu-se num curso da Emissora Nacional e ganhou o Festival da Canção Portuguesa, organizado por aquela rádio, com "Regresso", tema-título do primeiro disco.

Em 1964 foi o vencedor do I Festival RTP da Canção com "Oração", um dos seus maiores sucessos de sempre. Com este tema, composto por Francisco Nicholson e Rogério Bracinha, levou Portugal pela primeira vez ao Festival Eurovisão da Canção, a 21 de março de 1964, em Copenhaga, Dinamarca.

De entre os seus maiores êxitos estão "Chorona", "Sabor a Sal", "Mocidade", "Gente Nova, Nova Gente" e "Tu És".

Colaborou com outro nome da música dos anos 60, Madalena Iglésias, quer através de temas como "É Tão Bom Amar", quer no cinema, no filme "Sarilho de Fraldas". A sua passagem pelo cinema incluiu, nos anos 90, a participação em "Longe da Vista" de João Mário Grilo.

Partilhar
  • partilhar whatsapp
Como referenciar
António Calvário na Infopédia [em linha]. Porto Editora. Disponível em https://www.infopedia.pt/artigos/$antonio-calvario [visualizado em 2025-07-14 16:48:46].

Morte nas Caves

Lourenço Seruya

Haiti

João Pedro Marques

Quarenta árvores em discurso directo

António Bagão Félix