António de Gouveia
Humanista português e pedagogo, foi irmão de André de Gouveia. Formou-se em Paris e lecionou no Collège de Guyenne, em Bordéus, e depois Toulouse, Avignon, Lyon, Cahors, Valence, Grenoble, Mondovi e Turim. Ficou célebre a sua polémica com Pierre de la Ramée acerca de Aristóteles. Escreveu obras literárias e filosóficas, tendo mantido correspondência com a maioria dos literatos do seu tempo.
Faleceu em 1566.
Faleceu em 1566.
Partilhar
Como referenciar
António de Gouveia na Infopédia [em linha]. Porto Editora. Disponível em https://www.infopedia.ptartigos/$antonio-de-gouveia [visualizado em 2026-07-27 09:06:51].
Outros artigos
-
AristótelesFilho de Nicómaco, médico de Amintas III, rei da Macedónia, nasceu em 384 a. C. na cidade de Estagir...
-
PierreCapital do Dacota do Sul, estado membro dos Estados Unidos da América. Situada nas margens do rio Mi...
-
LyonCidade da França. Capital da região alpina do Ródano, situa-se na confluência dos rios Ródano e Sona...
-
BordéusCidade da França e capital do departamento da Gironda. Situada no Sudoeste do país, na região da Aqu...
-
ParisAspetos Geográficos Cidade do Norte de França e capital do país, está situada a 370 km da foz do rio...
-
André de GouveiaHumanista e pedagogo, André de Gouveia nasceu em Beja, em 1497, e faleceu em 1548, tendo-se naturali...
-
Catalina PestanaProvedora da Casa Pia de Lisboa, Maria Catalina Batalha Pestana nasceu em 1946. Viveu no Barreiro e
-
José Luciano de CastroPolítico português, José Luciano de Castro Pereira Corte Real nasceu a 14 de fevereiro de 1834, em O
-
Luís Pereira de CastroNascido em 1592, este diplomata e poeta tirou o curso de Cânones na Universidade de Coimbra. Escreve
-
Dinis Melo e CastroNasceu a 8 de março de 1624, sendo filho de Jerónimo de Melo e Castro (membro do Conselho Ultramarin
Partilhar
Como referenciar 
António de Gouveia na Infopédia [em linha]. Porto Editora. Disponível em https://www.infopedia.ptartigos/$antonio-de-gouveia [visualizado em 2026-07-27 09:06:51].