António de Gouveia
Humanista português e pedagogo, foi irmão de André de Gouveia. Formou-se em Paris e lecionou no Collège de Guyenne, em Bordéus, e depois Toulouse, Avignon, Lyon, Cahors, Valence, Grenoble, Mondovi e Turim. Ficou célebre a sua polémica com Pierre de la Ramée acerca de Aristóteles. Escreveu obras literárias e filosóficas, tendo mantido correspondência com a maioria dos literatos do seu tempo.
Faleceu em 1566.
Faleceu em 1566.
Partilhar
Como referenciar
António de Gouveia na Infopédia [em linha]. Porto Editora. Disponível em https://www.infopedia.ptartigos/$antonio-de-gouveia [visualizado em 2026-06-24 07:33:31].
Outros artigos
-
AristótelesFilho de Nicómaco, médico de Amintas III, rei da Macedónia, nasceu em 384 a. C. na cidade de Estagir...
-
PierreCapital do Dacota do Sul, estado membro dos Estados Unidos da América. Situada nas margens do rio Mi...
-
LyonCidade da França. Capital da região alpina do Ródano, situa-se na confluência dos rios Ródano e Sona...
-
BordéusCidade da França e capital do departamento da Gironda. Situada no Sudoeste do país, na região da Aqu...
-
ParisAspetos Geográficos Cidade do Norte de França e capital do país, está situada a 370 km da foz do rio...
-
André de GouveiaHumanista e pedagogo, André de Gouveia nasceu em Beja, em 1497, e faleceu em 1548, tendo-se naturali...
-
Salgueiro MaiaMilitar português, Fernando José Salgueiro Maia nasceu a 1 de julho de 1944, em Castelo de Vide, e m
-
Pedro LyncePolítico português, Pedro Lynce Faria nasceu em 1943, em Lisboa. Na sua juventude dividiu-se entre o
-
Manuel Sobrinho SimõesInvestigador e professor de Medicina, nasceu a 8 de setembro de 1947, no Porto. Em 1971 conclui a li
-
Luiz PachecoEscritor português, Luiz José Machado Gomes Guerreiro Pacheco nasceu a 7 de maio de 1925, em Lisboa,
Partilhar
Como referenciar 
António de Gouveia na Infopédia [em linha]. Porto Editora. Disponível em https://www.infopedia.ptartigos/$antonio-de-gouveia [visualizado em 2026-06-24 07:33:31].