Morte nas Caves

Lourenço Seruya

Haiti

João Pedro Marques

Quarenta árvores em discurso directo

António Bagão Félix

Tempo de leitura1 min

arcanjo
favoritos

Os arcanjos são o grupo de anjos que se encontram no topo da hierarquia angélica e pertencem ao coro número oito dos nove que os espíritos celestes constituem. Como o nome indica (do grego archi, "o que se situa mais alto" ou "o que é mais importante" de entre os anjos), eram entre os do seu género os que mais perto se encontravam de Deus e na escala dos anjos.
Os mais conhecidos e venerados (além de únicos reconhecidos canonicamente nos concílios de Laodiceia, por volta de 360, Roma, 745 e Aix-la-Chapelle – ou Aachen –, 789) são São Miguel, São Gabriel e São Rafael, sendo mencionados na Bíblia ainda Uriel, Ieadiel, Sealtiel e Baracael. Por vezes aparecem dois outros, Pantassaron e Raguel, em substituição de Sealtiel e de Ieadiel.
Os três arcanjos São Miguel, São Gabriel e São Rafael aparecem frequentemente na Bíblia como os anjos da guarda atribuídos por Deus aos justos que necessitavam de auxílio. Tal é o caso de Tobias, que teve a companhia de São Rafael na viagem que empreendeu, assim como de Daniel, quando foi lançado na cova dos leões.
Partilhar
  • partilhar whatsapp
Como referenciar
arcanjo na Infopédia [em linha]. Porto Editora. Disponível em https://www.infopedia.pt/artigos/$arcanjo [visualizado em 2025-07-09 07:21:49].

Morte nas Caves

Lourenço Seruya

Haiti

João Pedro Marques

Quarenta árvores em discurso directo

António Bagão Félix