arco (mitologia)
O arco é, em sentido terreno, um instrumento nobre de cavalaria usado por Arjuna, na mitologia védica indiana, pelos nobres chineses e japoneses e também pelos cavaleiros medievais europeus. É um símbolo do destino, representando a vontade divina que nenhum humano poderá evitar, como era o caso do deus egípcio Anúbis, que, munido do seu arco, velava sobre os vivos e os mortos com o mesmo sentido de inevitabilidade. No âmbito espiritual, é um instrumento de sublimação e de transformação de desejo. Representado como um arco-íris, é neste sentido que ele é utilizado por Shiva Nataraja, o rei dos dançarinos, na procura da evolução humana no despertar da Kundalini, a energia serpentina que através dos chakras, ou pontos de energia ao longo da coluna vertebral, eleva o ser humano até à realização. É o instrumento dos virtuosos e puros de coração, utilizado nos rituais de iniciação para selecionar os melhores e os eleitos. Em termos mitológicos, a flecha é, muitas vezes, associada ao raio e ao relâmpago e estes estão muitas vezes representados nas flechas de índios da América. No Islão, arco e flecha simbolizam, respetivamente, a justiça de Alá e a sua força de erradicação do mal e da ignorância. No panteão dos deuses indianos, o arco de Vixnu é destruidor, enquanto que as cinco flechas de Kama, o deus do amor, representam os cinco sentidos, e em Parvati, a flecha é a manifestação dos cinco princípios elementares. A deusa romana Diana era representada com um arco, pelo seu poder sobre a atividade da caça e dos caçadores. O deus arqueiro grego Apolo tem concentrada a energia do Sol no seu arco e flechas, com todo o seu poder fecundante e purificador. Por ser o eleito, Ulisses era o único guerreiro capaz de retesar o arco, símbolo do poder real. Na Bíblia, assim como entre os Hebreus, o arco é utilizado como um símbolo do poder divino. No zodíaco, o arco e a flecha são o símbolo de Sagitário, que atira em direção aos céus como símbolo de elevação superior. Na Índia, a constelação de Sagitário era conhecida pelo nome de Dhanus, o Arco, e na Grécia era o arqueiro Toxotes.
Partilhar
Como referenciar
arco (mitologia) na Infopédia [em linha]. Porto Editora. Disponível em https://www.infopedia.pt/artigos/$arco-(mitologia) [visualizado em 2025-07-16 11:36:44].
Outros artigos
-
SagitárioConstelação e nono signo do Zodíaco, pertence ao elemento Fogo, juntamente com Carneiro e Leão, e ag...
-
ÍndiaGeografia País do Sul da Ásia. Faz fronteira com o Paquistão, a noroeste, com a China, o Nepal e o B...
-
ApoloApolo era filho de Júpiter e de Latona, sua concubina, e irmão de Diana, deusa da caça. Tinha por ta...
-
DianaDiana era filha de Júpiter e da sua concubina Latona, irmã de Apolo. Era a deusa da castidade e da c...
-
Parvati"Rainha dos Montes", patrona do nascimento, da magia e de toda a espécie de produção e dos sonhos. S...
-
AláAlá (ou ALLAH, do árabe al-Ilah), é a contração de al-ilah, que resulta da fusão do artigo "al" (o) ...
-
IslãoO Islão é o conjunto dos povos, países e estados que professam a religião de Maomé, nas suas diferen...
-
AméricaDesignação que abrange a América Central, a América do Sul e a América do Norte. Tida, por muitos au...
-
AnúbisDeus dos mortos, segundo a mitologia egípcia, Anúbis era considerado o inventor do embalsamento e es...
-
AláAlá (ou ALLAH, do árabe al-Ilah), é a contração de al-ilah, que resulta da fusão do artigo "al" (o)
Partilhar
Como referenciar 
arco (mitologia) na Infopédia [em linha]. Porto Editora. Disponível em https://www.infopedia.pt/artigos/$arco-(mitologia) [visualizado em 2025-07-16 11:36:44].