Morte nas Caves

Lourenço Seruya

Haiti

João Pedro Marques

Quarenta árvores em discurso directo

António Bagão Félix

Tempo de leitura1 min

Ariadne (mitologia)
favoritos

Era filha do rei de Creta, Minos, e de sua mulher Pasífae. Este rei impôs a Teseu, herói por quem Ariadne se apaixonara, a condição de entrar no labirinto onde o Minotauro estava encerrado e matá-lo para poder desposar a sua filha. Teseu foi ajudado por Ariadne, que lhe deu um novelo e uma espada, a matar o Minotauro e a sair do labirinto criado por Dédalo. Fugiram então os dois, acabando ela por ser abandonada por Teseu enquanto dormia, numa encosta da ilha de Naxos. O motivo (ou motivos) que levou Teseu a abandonar a sua amada pode estar relacionado com ordens dos deuses ou ao amor que sentiria por outra mulher. Quando Dioniso regressou à Grécia, parou em Naxos e encontrou Ariadne desolada e errante. Tomou-se de amores pela bela filha de Minos e ofereceu-lhe uma coroa de ouro feita por Hefesto. Levou-a para o Olimpo depois de se casar com ela e a coroa foi colocada no céu, transformando-se em constelação.
Ariadne teve com Dioniso quatro filhos: Toas, Estáfilo, Enópion e Peparetos.
Uma variante da história de Ariadne é a de ela ter sido morta por Artemisa, a mando de Dioniso, em Naxos (também chamada de Dia).
Pormenor de Ariadne, um quadro de John Vanderlyn
Partilhar
  • partilhar whatsapp
Como referenciar
Ariadne (mitologia) na Infopédia [em linha]. Porto Editora. Disponível em https://www.infopedia.pt/artigos/$ariadne-(mitologia) [visualizado em 2025-07-19 12:59:40].

Morte nas Caves

Lourenço Seruya

Haiti

João Pedro Marques

Quarenta árvores em discurso directo

António Bagão Félix