Arima
Dentro da polémica que envolve a discrepância entre as várias edições e versões de Menina e Moça que circularam durante o século XVI, a segunda parte da obra, aquela que se concentra no romance entre Avalor e Arima, é seguramente uma das que mais problemas colocam relativamente à autoria do texto. Filha de Belisa e de Lamentor, sobrinha de Aónia, Arima é enviada para a corte, acompanhada de um cavaleiro amigo de seu pai, Avalor, que por ela se apaixonará. Decorrendo num ambiente palaciano, por oposição à primeira parte, que tinha como cenário um ambiente bucólico, a história dos amores de Avalor e Arima integrará um ideal de amor cortês, enquanto amor não consumado de um cavaleiro por uma dama equiparada a um suserano a quem o amante deve um serviço de amor consubstanciado em atitudes de louvor, fidelidade, discrição, abnegação. Por seu turno, o retrato de Arima aproxima-se da imagem da mulher idealizada formulada nas cantigas de amor de influência provençal, sublinhando de forma hiperbólica uma beleza e virtudes excecionais: "a mais fermosa cousa do mundo", possui "estremadamente sobre todas [...] ~ua honestidade"; "A sua mansidão nos seus ditos e nos seus feitos não era de cousa mortal; a sua fala e o tom dela soava doutra maneira que voz humana. Que vos hei de dizer? Não parece senão que se ajuntavam ali todas as perfeiçois". Esta divinização do ser feminino, que o anagrama Arima (Maria) acentua, torna-se símbolo de uma perfeição inatingível, logo inacessível para um amor humano, antevendo que o amor entre este terceiro par de namorados de Menina e Moça deverá ser também ele contrariado pela fatalidade.
Partilhar
Como referenciar
Arima na Infopédia [em linha]. Porto Editora. Disponível em https://www.infopedia.pt/artigos/$arima [visualizado em 2025-07-08 09:49:18].
Outros artigos
-
MariaNascida cerca do ano 15 a. C., provavelmente em Jersusálem, pouco se sabe sobre a sua ascendência. P...
-
Principal SousaConhecido por Principal Sousa, D. José António de Meneses e Sousa Coutinho, durante a ausência do Re
-
QuinaProtagonista e personagem modelada de A Sibila (1953) de Agustina Bessa-Luís, Quina, até aos quinze
-
ParvoUm dos passageiros que chegam ao Além para aguardar viagem numa das barcas, a da Glória ou a do Infe
-
PinóquioHerói da literatura infantil, inventado em 1880 pelo escritor italiano Carlo Collodi. Trata-se de um
-
RomeiroPersonagem da peça Frei Luís de Sousa, de Almeida Garrett, o Romeiro apresenta-se como um peregrino,
-
Teodorico RaposoPersonagem central do romance A Relíquia. Órfão de mãe e pai desde criança, é criado pela tia matern
-
Sr. ReitorPersonagem da obra As Pupilas do Senhor Reitor, é o tutor das órfãs Margarida e Clara e um velho ami
-
PrometeuPrometeu, figura da mitologia grega, é filho de Jápeto e de Climene, uma das muitas filhas de Oceano
-
RosePersonagem da obra O Mundo em que Vivi (1949) de Ilse Losa. A evocação autobiográfica de Rose remont
Partilhar
Como referenciar 
Arima na Infopédia [em linha]. Porto Editora. Disponível em https://www.infopedia.pt/artigos/$arima [visualizado em 2025-07-08 09:49:18].