MOMENTOS WOOK - 20% de desconto em todos os livros

Morro da Pena Ventosa

Rui Couceiro

Pedra e Sombra

Burhan Sönmez

Geração D

Carlos de Matos Gomes

1 min

armilária
favoritos

Designação de cogumelos de chapéu, fungos himenomicetos, da família Tricholomataceae e do género Armillaria. Este género agrupa várias espécies, que se encontram distribuídas por todo o mundo. São fungos caracteristicamente rizomorfos.
Várias espécies de Armillaria são parasitas facultativos, causadores de doenças graves numa grande variedade de árvores, como árvores de frutos, videiras e florestais de folha caduca, atacando as suas raízes. São espécies caracterizadas por rizomorfos.
As espécies do género Armillaria são de difícil identificação, utilizando-se para tal uma variedade de critérios que passam por análises de DNA e serologia. São exemplos de Armillaria: A. borealis, A. bulbosa, A. cepistipes, A. gallica, A. mellea, A. obscura e A. tabescens.
Pela sua importância, pode destacar-se a Armillaria mellea, parasita responsável pelo aparecimento da chamada podridão radicular em várias plantas (ex. castanheiro, sobreiro, videira, morangueiro, roseira) das regiões temperadas a tropicais. O píleo é cor de mel, de superfície macia e sem escamas.
A Armillaria ostoyae parasita sobretudo coníferas. Possui um píleo acastanhado, coberto por escamas escuras.
As espécies de Armillaria A. borealis, A. cepistipes, A. gallica e A. tabescens possuem fraca patogenia ou são saprófitas.

Partilhar
  • partilhar whatsapp
Como referenciar
Porto Editora – armilária na Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora. [consult. 2024-07-22 13:17:07]. Disponível em

Morro da Pena Ventosa

Rui Couceiro

Pedra e Sombra

Burhan Sönmez

Geração D

Carlos de Matos Gomes