Geração D

Carlos de Matos Gomes

Amar em caso de emergência

Vera dos Reis Valente

Deus na escuridão

Valter Hugo Mãe

1 min

arruda
favoritos

Designação comum de plantas subarbustivas da família das Rutáceas e do género Ruta.
As plantas do género Ruta são odoríferas e perenes, de caule ereto e ramificado. Possuem folhas esverdeadas e não estipuladas. As flores são regulares, de cor amarela. O perianto está diferenciado num cálice com quatro ou cinco sépalas e numa corola de quatro ou cinco pétalas. Os estames são em número de oito ou dez e o ovário é plurilocular, com vários óvulos por lóculo. O fruto é uma cápsula.
São exemplos de arruda a Ruta graveolens, também vulgarmente conhecida por arruda-dos-jardins, arruda-comum, arruda-das-boticas ou erva-das-bruxas, nativa do Sul da Europa e do Norte de África e cultivada como planta ornamental, e a Ruta chalepensis, também comummente conhecido por erva-das-bruxas, erva-da-graça ou arruda-dos-calcários, distribuída pela região Mediterrânea e Macaronésia. A designação erva-da-graça está relacionada com o dizer-se que a arruda afasta as víboras.
Arruda (Ruta graveolens)
Existe também em Portugal, como espontânea, a Asplenium ruta-muraria, vulgarmente designada arruda-dos-muros ou ruta-murária, que é um feto vivaz da família das Aspleniáceas.
Partilhar
  • partilhar whatsapp
Como referenciar
Porto Editora – arruda na Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora. [consult. 2024-04-13 14:38:10]. Disponível em

Geração D

Carlos de Matos Gomes

Amar em caso de emergência

Vera dos Reis Valente

Deus na escuridão

Valter Hugo Mãe