Artur Pereira Ramos
Antropólogo brasileiro, nasceu em 1903, em Alagoas, especializado em estudos africanos.
Professor, lecionou Psicologia Social, na extinta Universidade do Distrito Federal, e Antropologia e Etnologia, na Universidade do Brasil.
Como africanista, trouxe um valioso contributo ao estudo das influências culturais que os negros africanos exerceram no Brasil. Faleceu em 1949.
Obras principais de Pereira Ramos: Primitivo e Loucura (1926); O Negro Brasileiro (1934); O Folclore Negro no Brasil (1935); Introdução à Psicologia Social (1936); As Culturas Negras no Novo Mundo (1937); A Aculturação Negra no Brasil (1942); Introdução à Antropologia Brasileira, 2 vols. (1943-47); Guerra e Relação de Raça (1943); As Ciências Sociais e os Problemas do Após-Guerra (1944); Estudos de Folclore (1952).
-
BrasilGeografia País da América do Sul. A República Federativa do Brasil tem 26 estados e um Distrito Fede...
-
AlagoasO estado de Alagoas fica na região Nordeste do Brasil. Faz fronteira com os estados de Pernambuco a ...
-
Jean-François LyotardFilósofo francês, nasceu a 10 de agosto de 1924, em Versalhes, e morreu a 21 de abril de 1998, em Pa
-
Frederick PerlsPsicólogo e psicoterapeuta alemão, Frederick Fritz Perls nasceu em 1893 e faleceu em 1970. Estudou M
-
Frederick TaylorEngenheiro norte-americano, Frederick Winslow Taylor nasceu a 20 de março de 1856 e faleceu a 21 de
-
Françoise GiroudJornalista francesa, Françoise Giroud nasceu a 21 de setembro de 1916, em Genebra, na Suíça, no seio
-
fraseUma frase é uma unidade estrutural com sentido completo, constituída por um conjunto de palavras de
-
James FrazerAntropólogo britânico, Sir James George Frazer nasceu a 1 de janeiro de 1854, em Glasgow, Escócia, e
-
Pierre-Guillaume Frédéric Le PlaySociólogo francês, Pierre-Guillaume Frédéric Le Play, nascido em 1806 e falecido em 1882, foi um eng
-
François PerrouxEconomista francês, nascido em 1903 e falecido em 1987, professor nas faculdades de Direito de Lyon