As Crianças Adormecidas

Anthony Passeron

Ramalho Eanes Palavra que conta

Fátima Campos Ferreira

O Osso de Prata

Andrei Kurkov

hilaridade ou hilariedade?

ver mais

à última hora ou à última da hora?

ver mais

tiles ou tis?

ver mais

à parte ou aparte?

ver mais

gratuito ou gratuíto?

ver mais

< 1 min

As Escarpas do Medo
favoritos

No prefácio à 3.a edição ("A Palavra e a Imagem"), Luís Cajão explica o que existe nesta narrativa de virtualidade cinematográfica: "primeiro, e naturalmente, a ação; depois, um dado espírito de ar livre, de rusticidade e aventura; a crueza de um ou outro lance; o agreste das figuras e ambientes; enfim a peculiaridade do tema que por ser português tenderia talvez a ser universal". Avulta, assim, um realismo cunhado sobre uma perspetiva cinematográfica, nos seus ângulos de visão, encadeamento das cenas, objetividade, diálogos, e que, evocando um ambiente natural e humano agrestes e rudes, reconstitui um espaço social cuja atividade económica principal, o contrabando, impõe o risco e o desafio da morte como condição de sobrevivência.
Partilhar
  • partilhar whatsapp
Como referenciar
Porto Editora – As Escarpas do Medo na Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora. [consult. 2025-01-14 09:26:59]. Disponível em

As Crianças Adormecidas

Anthony Passeron

Ramalho Eanes Palavra que conta

Fátima Campos Ferreira

O Osso de Prata

Andrei Kurkov

hilaridade ou hilariedade?

ver mais

à última hora ou à última da hora?

ver mais

tiles ou tis?

ver mais

à parte ou aparte?

ver mais

gratuito ou gratuíto?

ver mais