ataraxia (filosofia)
O termo grego ataraxía, introduzido por Demócrito (c. 460-370 a. C.), significa tranquilidade da alma, ausência de perturbação.
É um conceito fundamental da filosofia epicurista e dos céticos, e pode traduzir-se como imperturbabilidade, ausência de inquietação ou serenidade do espírito.
Ataraxia é a disposição do espírito que busca o equilíbrio emocional mediante a diminuição da intensidade das paixões e dos desejos e o fortalecimento das alma face às adversidades.
A ataraxia caracteriza-se pela tranquilidade sem perturbação, pela paz interior, pelo equilíbrio e moderação na escolha dos prazeres sensíveis e espirituais.
A ataraxia está muito próxima da apatia proposta pelos estoicos, na medida em que ambas caracterizam estados anímicos que contribuem para o alcance da felicidade através da disciplina da vontade para moderar os desejos e para aprender a aceitar os males voluntariamente. Ambas promovem a liberdade face às paixões, aos desejos, às coações, às circunstâncias e, mesmo, ao destino.
Distingue-se da apatia pela forma como promove a felicidade. Enquanto esta procura eliminar as paixões e desejos, a ataraxia tenta criar forças anímicas para enfrentar a dor e as adversidades.
A ataraxia implica saber aceitar as situações e conviver com elas, ponderando o sentido e a utilidade dos prazeres e do que possivelmente magoa.
A ataraxia surge, muitas vezes, complementada pela aponia, que se traduz por ausência de dor, ausência de esforço como sofrimento. Segundo Epicuro, a felicidade alcança-se com a ataraxia, que proporciona um prazer estável, e deve ser acompanhada pela aponia, ou seja pela ausência de dor física.
-
antinomiaContradição; oposição entre dois princípios. O filósofo Kant fala em "antinomias da razão pura", ou
-
amoralismoO prefixo "a" designa a ausência ou privação de moral. Não se deve confundir com imoralismo. O amora
-
agnosticismoDo grego agnostos, "desconhecido". Designa-se por este termo, em filosofia, toda a doutrina que cons
-
almaDo grego anemos, que significa ar, sopro, a alma é o princípio vital, a sede do pensamento. É, em pr
-
Condição Humana (3.º Quartel Séc. XX)"O grande mistério não é termos sido lançados aqui ao acaso, entre a profusão da matéria e das estre
-
retórica antigaArte de persuadir (Corax, Tísias, Górgias e Platão); capacidade de descobrir os meios capazes de per
-
antissemitismoA designação antissemitismo surgiu por volta de 1870, tendo sido utilizada pela primeira vez por Ern
-
antropocentrismoÉ toda a doutrina que considera o Homem o centro do cosmos. Todas as religiões se podem considerar s
-
afrocentrismoBasicamente, os afrocentristas discordam das teorias que relegam os africanos para a margem do pensa
-
antropomorfismo (filosofia)Diz respeito à filosofia ou à religião e designa a ideia de atribuir a Deus qualidades humanas como