Haiti

João Pedro Marques

Quarenta árvores em discurso directo

António Bagão Félix

As histórias que nos matam

Maria Isaac

1 min

autodestruição
favoritos

Entende-se por autodestruição o comportamento ou comportamentos negativos e destrutivos que um indivíduo tem para consigo mesmo.

Estes comportamentos podem fazer parte de um processo de evolução física marcado por tendências suicidas, tentativas de suicídio ou de automutilação, ou pode fazer parte de comportamentos que arrastam o sujeito para uma morte social, como sejam a perda de autoestima, o isolamento e a solidão auto-infligida, etc.

Há uma enorme recusa e negação face à sua existência no mundo; o sujeito não investe no mundo, nos outros e, em última análise, em si mesmo. Estes comportamentos podem ser reveladores de uma depressão culpabilizante.

Estes desejos de morte e o não investimento nos outros podem também levar o indivíduo a cometer homicídios, que podem ser vistos como equivalentes suicidários.

Em termos psicanalíticos, as condutas de autodestruição podem revelar uma grande atividade e até mesmo ao extravasar dos mecanismos de defesa do sujeito e uma demanda ambivalente de compromisso entre a pulsão agressiva, a culpabilidade e uma necessidade de autopunição.
 

Partilhar
  • partilhar whatsapp
Como referenciar
autodestruição na Infopédia [em linha]. Porto Editora. Disponível em https://www.infopedia.pt/artigos/$autodestruicao [visualizado em 2025-06-15 00:20:56].

Haiti

João Pedro Marques

Quarenta árvores em discurso directo

António Bagão Félix

As histórias que nos matam

Maria Isaac