Morte nas Caves

Lourenço Seruya

Haiti

João Pedro Marques

Quarenta árvores em discurso directo

António Bagão Félix

Tempo de leitura3 min

avião
favoritos

A ideia de voar sempre fascinou o homem. Várias experiências foram realizadas ao longo dos anos, algumas mais lunáticas do que outras.

Foi a 17 de dezembro de 1903 (às 10h35), em Kill Devil Hills, na Carolina do Norte, Estados Unidos da América, que se concretizou o primeiro voo motorizado, realizado pelos irmãos Wright, no Flyer. Com uma duração de voo de 12 segundos, esta façanha foi, contudo, pouco divulgada.

Ao longo dos anos seguintes, os irmãos Wright continuaram a realizar voos, para melhorarem os conhecimentos. Acabaram por ser eles a efetuar o primeiro voo de mais de uma hora e a transportar um passageiro. Para além disto, as capacidades do Flyer convenceram as autoridades norte-americanas e, por isso, tornou-se no primeiro avião militar.

Em 1906 o brasileiro Alberto Santos-Dumond percorreu, em França, 220 metros em 22,5 segundos, com o avião "14-bis". Em 1915 o alemão Hugo Junkers projetou o primeiro avião todo metálico, o "J1", tendo com ele atingido uma velocidade de 170 km/hora.

Com a Primeira Guerra Mundial à porta, o desenvolvimento dos aviões conheceu um novo incremento e melhorias relacionadas com o primeiro conflito mundial. Neste sentido, surgem os aviões de reconhecimento alemães, como é o caso do LVG C. VI, que tinha como missão observar e fotografar a atividade do inimigo. Estes aparelhos estavam ainda equipados com armas para defesa, em caso de ataque.

De progresso em progresso, os aviões começaram a ser identificados como meio de transporte para um número de pessoas cada vez maior. Por exemplo, o bimotor Boeing 247 transportava 10 passageiros. Mas, em 1935, o Douglas DC3, que levava 21 passageiros a 270 km/hora, acabou por bater os índices de vendas, tendo também sido importante para a execução de diferentes tarefas durante a Segunda Guerra Mundial.

O motor a jato revelou-se fundamental para o desenvolvimento dos aviões. Em 1939, o avião alemão Heinkel 178 transforma-se no primeiro a jato do mundo, conseguindo atingir uma velocidade de 755 km/hora.

O primeiro avião a jato comercial foi o Havilland Comet I, que transportava 48 passageiros. No entanto este aparelho, considerado elegantíssimo, teve vários acidentes no início da sua atividade, em 1952. Acabou por ser melhorado e utilizado em voos civis e militares.

O Boeing 707 esteve na origem da substituição dos aviões de hélice pelos a jato. Este aparelho tinha uma velocidade de cruzeiro de 880 km/hora e transportava 190 passageiros.

Em 1970, o Boeing 747 Jumbo entrou em cena, tornando-se então o maior avião de passageiros do mundo, com cerca de 300 toneladas de peso e capacidade para mais de 300 passageiros. Estas propriedades fizeram com que, durante muitos anos, existissem dúvidas acerca da segurança que este tipo de transporte poderia implicar, mas logo se desvaneceram.

Avião a iniciar a descida
Pormenor da asa de um avião a jato, em pleno voo
Caças norte-americanos F-18A Hornet, utilizados pelas forças aéreas de vários países e pela marinha dos EUA
Réplica de pequeno bombardeiro japonês da II Guerra Mundial, transportando um torpedo
Insígnias pintadas na fuselagem de um Mustang P51D, caça norte-americano da II Guerra Mundial
Pormenor de um motor de avião
Piloto de avião civil para transporte de passageiros
Avião do piloto Peter Besenyei durante o Red Bull Air Race 2006, em Budapeste, na Hungria
Bombardeiro "invisível" aos radares Lockheed F117A Nighthawk, crucial no sucesso dos aliados na Guerra do Golfo
Hélice propulsora de um avião
Míssil ar-ar Sidewinder montado num F-14
Caça da Marinha norte-americana com asas de geometria variável Grumman F14A Tomcat
Sukhoi SU-27UB Flanker da ex-Força Aérea Soviética, considerado um dos melhores caças do mundo
Trem de aterragem de um avião comercial
Camuflagem em aviões de guerra da Força Aérea Alemã (Tornado IDS)
Caça norte-americano General Dynamics F-16A Fighting Falcon, considerado até há pouco tempo o avião mais manobrável
Caças da II Guerra mundial em exposição num festival aéreo: em primeiro plano vê-se um Messerschmitt ME109 (alemão)
Caça norte-americano McDonnell Douglas F15 Eagle, considerado por muitos pilotos o melhor do mundo
Descolagem de um avião
Caça de descolagem/aterragem vertical britânico BAe Harrier GR.5A da Royal Air Force
Avião americano especializado no ataque a blindados e helicópteros (Fairchild Republic A-10A Thunderbolt II)
Caça francês com asa em delta Dassault Mirage 2000N, exportado para vários países do norte de África e do Médio-oriente
De tal forma que cerca de 30 anos depois de ter entrado em funcionamento, o Boeing 747 continua a ser uma referência incontornável no transporte aéreo mundial, atingindo os 900 km/hora e oferecendo uma capacidade de mais de 450 lugares.

Em 1976, mais precisamente no dia 21 de janeiro, o Concorde, o primeiro avião comercial supersónico, realiza o seu voo inaugural. Apesar das críticas que, posteriormente, lhe foram feitas (elevado consumo de combustível e contribuição para a destruição da camada de ozono) o Concorde, de silhueta esguia, conseguiu voar acima dos 1600 km/hora, necessitando apenas de três horas para ligar a Europa à América do Norte.

Está assegurada a importância dos aviões e o seu carácter indispensável no mundo moderno.

Em Portugal, a história da aviação e os aviões tiveram o seu grau de reconhecimento com a viagem de Sacadura Cabral e de Gago Coutinho em 1922. Partindo de Lisboa a 30 de março, no Lusitânia, concretizam a primeira viagem de travessia do Atlântico Sul, chegando ao Rio de Janeiro, Brasil, no dia 17 de junho.

Anos mais tarde, em 1945, foi instituída a companhia de Transportes Aéreos Portugueses, que abriu a sua primeira linha comercial (Lisboa/Madrid), a 19 de setembro de 1946.
 
Partilhar
  • partilhar whatsapp
Como referenciar
avião na Infopédia [em linha]. Porto Editora. Disponível em https://www.infopedia.pt/artigos/$aviao [visualizado em 2025-07-16 19:28:28].
Outros artigos
ver+
Partilhar
  • partilhar whatsapp
Como referenciar Seta para baixo
avião na Infopédia [em linha]. Porto Editora. Disponível em https://www.infopedia.pt/artigos/$aviao [visualizado em 2025-07-16 19:28:28].

Morte nas Caves

Lourenço Seruya

Haiti

João Pedro Marques

Quarenta árvores em discurso directo

António Bagão Félix