As histórias que nos matam

Maria Isaac

O segredo de Tomar

Rui Miguel Pinto

As Crianças Adormecidas

Anthony Passeron

2 min

Barcelona
favoritos

Cidade de Espanha, capital da Comunidade Autónoma da Catalunha. Localiza-se a nordeste do país, a 150 km da fronteira com a França, e possui uma população de 1,621,537 habitantes (2024). É o maior porto mediterrânico de Espanha e um grande centro industrial, comercial e cultural.

Dados arqueológicos e fontes documentais apontam o século I d. C. como o da origem da cidade, altura em que Amílcar Barca (também conhecido por Barcino) terá formado, em redor do monte Tàber, uma pequena povoação batizada com o nome do seu fundador: Barcino.

Na cidade velha, podem ainda ver-se ruínas romanas, assim como igrejas góticas do século XIV, incluindo a catedral. É em Barcelona que se encontra a famosa igreja da Sagrada Família, do escultor e arquiteto Antoni Gaudí (1852-1926), que não ficou concluída à data da sua morte. Aqui, existem ainda outras construções deste artista plástico como é o caso do Palácio e Parque Guell, construídos, respetivamente, entre 1884 e 1887 e 1900 e 1914, a Casa Milá, concluída em 1910, a Casa Batlló, completamente renovada entre 1904 e 1906, e a Casa Calvet, erigida entre 1898 e 1900.

La Rambla, uma enorme avenida que atravessa a cidade e que se tornou um marco de Barcelona, o Bairro Gótico, com construções de diferentes épocas e estilos, a Fundação Juan Miró, o Museu Picasso e as praias de Barcelona são apenas alguns dos pontos turísticos incontornáveis desta cidade que, em 1992, acolheu os Jogos Olímpicos.

Em 2004, de 9 de maio a 26 de setembro, Barcelona acolheu milhares de pessoas no Fórum Universal de Culturas, uma iniciativa conjunta da Câmara de Barcelona, do Generalitat catalão (executivo) e do Governo espanhol, apoiada ainda pela UNESCO e inúmeras outras organizações e agências. Este evento, que pretende afirmar-se como um ponto convergente das diferentes culturas mundiais, incluiu debates, exposições, espetáculos e outras atividades de manifesta vertente cultural que decorreram em três lugares distintos: o Fórum (espetáculos de rua, circo, ópera, dança, marionetas, exposições e jogos), o Fórum Diálogos (um local, aberto ao público, para apresentação, reflexão e discussão de ideias) e o Fórum Na Cidade (Museus, Teatros, Auditórios e todo o tipo de espetáculos e atividades de rua).

Tendo como principal objetivo a discussão das grandes questões da humanidade - a diversidade cultural, o desenvolvimento sustentável e a paz no mundo - a organização deste acontecimento convidou oradores e artistas de todo o mundo, como, por exemplo, Adolfo Pérez Esquível, José Saramago, Jacques Delors, Simone Veil e Boutros Boutros-Ghali; os La Fura dels Baus, a companhia de teatro francesa Plasticien Volant, os Les Arts Sauts, Sting, Keith Jarrett, Alejandro Sanz, Cesária Évora e Mariza, entre tantos outros.

Vários edifícios históricos de Barcelona foram já classificados como Património da Humanidade pela UNESCO, alguns em 1984 (Parque e Palácio de Guëll e Casa Milá) e outros em 1997 (Palau de la Música Catalana e Hospital de Sant Pau).

Palácio Nacional e Museu de Arte da Catalunha, Barcelona
Torre Telefónica, de Santiago Calatrava, na Praça da Europa, Barcelona
Pormenor da Torre Telefónica, da autoria de Santiago Calatrava, na Praça da Europa, Barcelona
Pormenor do terraço da Casa Milá, de Antoni Gaudí, Barcelona
Praça Real, Barcelona
Entrada do Museu Picasso, em Barcelona
Porto Olímpico de Barcelona
Catedral da Sagrada Família, Barcelona - a obra-síntese da arquitetura de Gaudí, que a ela dedicou toda a sua vida
Pormenor do Palácio da Música, em Barcelona
Velha Catedral de Barcelona
Pormenor do parque Güell
Casa Batlló, do arquiteto Antoni Gaudí
Estádio Olímpico de Barcelona
Cobi, a mascote dos Jogos Olímpicos de Barcelona de 1992
Pormenor da "Cabeça de Barcelona", escultura executada por Roy Lichtenstein, em 1992, Barcelona
Arco de Triunfo, de Josep Vilaseca i Casanovas, Barcelona
Banco da esplanada-miradouro do Parque Güell, Barcelona (Gaudí, em 1900-1914)
Fundação Joan Miró, em Barcelona
Cartaz dos Jogos Olímpicos de Barcelona, 1992
Vista de Barcelona a partir da Torre da Catedral da Sagrada Família, em Barcelona
Casa Milá, do arquiteto Antoni Gaudí
Las Ramblas, uma das ruas mais características de Barcelona
Vista geral de Barcelona, com a Fonte Montjüic e a Praça de Espanha em primeiro plano
Partilhar
  • partilhar whatsapp
Como referenciar
Porto Editora – Barcelona na Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora. [consult. 2025-03-16 09:34:05]. Disponível em
Outros artigos
ver+
Partilhar
  • partilhar whatsapp
Como referenciar
Porto Editora – Barcelona na Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora. [consult. 2025-03-16 09:34:05]. Disponível em

As histórias que nos matam

Maria Isaac

O segredo de Tomar

Rui Miguel Pinto

As Crianças Adormecidas

Anthony Passeron