Morro da Pena Ventosa

Rui Couceiro

Pedra e Sombra

Burhan Sönmez

Geração D

Carlos de Matos Gomes

1 min

barreira de potencial
favoritos

A barreira de potencial consiste numa região contendo um máximo de potencial que impede uma partícula que se encontre num dos lados de atravessar para o outro lado, isto é, de atravessar para uma região cujas forças que predominam na interação entre as partículas são de carácter repulsivo.

A barreira de potencial pode ser atravessada de duas formas.
A primeira, de acordo com a teoria clássica, uma partícula tem de possuir energia em excesso em relação à altura da barreira de potencial para a poder ultrapassar.

A segunda, através da teoria quântica pelo designado efeito de túnel, afirma que existe uma probabilidade finita de uma partícula com menos energia poder passar a barreira.
Uma barreira de potencial rodeia o núcleo atómico e é importante em física nuclear. Uma barreira semelhante mas muito mais baixa existe na interface entre semicondutores e metais e entre semicondutores com impurezas diferentes. Estas barreiras são importantes no planeamento de dispositivos eletrónicos.

Partilhar
  • partilhar whatsapp
Como referenciar
Porto Editora – barreira de potencial na Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora. [consult. 2024-09-09 09:25:52]. Disponível em

Morro da Pena Ventosa

Rui Couceiro

Pedra e Sombra

Burhan Sönmez

Geração D

Carlos de Matos Gomes