Deus na escuridão

Valter Hugo Mãe

O Livro de San Michele

Axel Munthe

Peregrinação

Fernão Mendes Pinto

1 min

Barry Marshall
favoritos

Gastroenterologista australiano, Barry J. Marshall nasceu a 30 de setembro de 1951, em Kalgoorlie. Estudou Medicina na Western Australia University entre 1968 e 1974. Professor de Microbiologia e investigador na mesma universidade, dedicou-se à investigação das causas de doenças como as gastroenterites e úlceras pépticas. Após a observação - feita pelo patologista Robin Warren em 1979 - sobre e existência de uma possível bactéria resistente aos ácidos gástricos, Marshall interessou-se pelo assunto e em 1982 juntou-se a Warren nas investigações sobre a bactéria, denominada Helicobacter pylori.
Na altura era impensável a existência de algo que pudesse resistir à acidez do estômago. Para acabar com o ceticismo, Marshall engoliu uma cultura da bactéria, que dias mais tarde lhe provocou uma infeção no estômago, como veio a ficar provado pela biopsia a que foi submetido. Foi-lhe depois administrado um tratamento de combate à infeção. Após a experiência, os dois cientistas direcionaram as investigações para a procura de curas efetivas das doenças provocadas pela bactéria e para a descoberta da sua resistência aos fluidos estomacais.
Entre outras distinções e prémios recebidos, os dois cientistas foram galardoados com o Prémio Nobel da Medicina em 2005, pelo conjunto dos estudos e descobertas em relação à bactéria Helicobacter pylori.
Partilhar
  • partilhar whatsapp
Como referenciar
Porto Editora – Barry Marshall na Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora. [consult. 2024-02-28 07:25:35]. Disponível em

Deus na escuridão

Valter Hugo Mãe

O Livro de San Michele

Axel Munthe

Peregrinação

Fernão Mendes Pinto