Geração D

Carlos de Matos Gomes

Amar em caso de emergência

Vera dos Reis Valente

Deus na escuridão

Valter Hugo Mãe

1 min

Batalha de Borodino
favoritos

Batalha que se deu a 7 de setembro de 1812, entre o exército francês de Napoleão e as forças russas de Alexandre I, à qual foi dado o nome da cidade de Borodino, a cerca de 110 km de Moscovo.
Os franceses chamam-lhe batalha de Moskva, em alusão ao rio que dá nome à capital russa e que passa nesta localidade. Do ponto de vista militar, foi indecisa e sem grandes manobras táticas. Napoleão não podia arriscar muito, ainda que, em 120 mil, perde-se cerca de 30 mil, enquanto que Kutuzov perde o dobro para um contingente de 140 mil soldados. Depois da campanha da Rússia, a oeste Napoleão tenta conseguir a batalha definitiva com o exército russo.
Napoleão vence Kutuzov, apesar de ter perdido em apenas 15 horas mais de 60.000 homens. Napoleão fica assim às portas de Moscovo, que ocupa e incendeia, depois de 14 de setembro de 1812. Todavia, não pretendendo ali passar o inverno, retira, perdendo, neste retorno, milhares de homens.

Partilhar
  • partilhar whatsapp
Como referenciar
Porto Editora – Batalha de Borodino na Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora. [consult. 2024-05-29 05:33:32]. Disponível em

Geração D

Carlos de Matos Gomes

Amar em caso de emergência

Vera dos Reis Valente

Deus na escuridão

Valter Hugo Mãe