Morte nas Caves

Lourenço Seruya

Haiti

João Pedro Marques

Quarenta árvores em discurso directo

António Bagão Félix

Tempo de leitura1 min

Batalha de Sadowa (ou de Königgratz)
favoritos

Batalha decisiva da Guerra das Sete Semanas, um conflito armado onde se debateram a Prússia e a Áustria a 3 de julho de 1866; esta batalha foi um teste para o sistema moderno de uma guerra centralizada planificada e com bases logísticas.
As forças da Prússia eram comandadas por Helmuth Karl Bernhard von Moltke e os austríacos e os seus aliados saxões eram liderados pelo conde Ludwig August Benedek.
Helmuth Moltke pôs em ação os seus três corpos numa frente convergente procurando uma manobra de envolvimento para cercar e aniquilar o inimigo. Benedek estava desmoralizado por uma série de pequenas derrotas, mas tinha a vantagem de escolher a posição. O local encontrado situava-se a noroeste de Koniggratz, hoje da República Checa, perto da vila de Sodova, onde escavou e preparou o terreno para a sua artelharia.
O primeiro exército da Prússia preparou o ataque a 3 de julho após ter localizado as forças austríacas. Moltke foi forçado a enviar os exércitos 2.º e Elbe para a ação. Benedek esperava encontrar apenas parte da força da Prússia, e planeou o contra-ataque, mantendo uma grande reserva. Ele tinha 190 000 austríacos e 25 000 saxões sob o seu comando, enquanto a força de Moltke era composta por cerca de 200 000 prussianos, nem todos presentes a 3 de julho de 1866.
A batalha resultou na perda de 2000 homens e no ferimento de 8000 do lado da Prússia; do lado austríaco foram mortos 5700 e feridos 36 000; 8000 desapareceram e 22 000 foram capturados. Os austríacos aceitaram o desfecho da batalha e o processo foi conduzido pelo ministro da Prússia Otto von Bismarck, que evitou a sua humilhação.
Partilhar
  • partilhar whatsapp
Como referenciar
Batalha de Sadowa (ou de Königgratz) na Infopédia [em linha]. Porto Editora. Disponível em https://www.infopedia.pt/artigos/$batalha-de-sadowa-(ou-de-koniggratz) [visualizado em 2025-07-10 21:49:28].

Morte nas Caves

Lourenço Seruya

Haiti

João Pedro Marques

Quarenta árvores em discurso directo

António Bagão Félix