Batalha de Tsushima
Vitória naval japonesa, em 27 e 28 de maio de 1905, por uma esquadra naval comandada pelo almirante Togo sobre a frota russa do almirante Rojdestvenski, marcando o triunfo nipónico na guerra entre as duas potências do Noroeste do Pacífico (fevereiro 1904 - setembro 1905).
Depois de ter zarpado dos portos franceses de Nossi-bé, no Índico, e de Cam Ranh, no Vietname, a frota russa, composta por doze couraçados, oito cruzadores e nove torpedeiros, apresenta-se, a 27 de maio, à entrada do estreito da Coreia, ao largo da ilha de Tsushima (entre aquela península e o Japão). Imediatamente atacada a ilha, os Japoneses, em poucas horas, e graças a uma precisão de tiro notável, logo desmantelam a frota russa, cujos quatro couraçados de cabeça de esquadra são postos de imediato fora de combate.
No dia seguinte, a divisão de Nebogatov rende-se e o almirante Rojdestvenski, ferido, é feito prisioneiro. Apenas os cruzadores do contra-almirante Enqvist conseguem escapar.
A frota japonesa, de doze couraçados, dezasseis cruzadores e sessenta e cinco torpedeiros, não perdeu qualquer vaso de guerra.
Esta batalha decidiu a contenda russo-japonesa a favor de Tóquio.
-
JapãoGeografia País insular da Ásia Oriental. Situado ao largo da costa oriental da Ásia, o Japão é um ar...
-
CoreiaA Coreia é uma região peninsular da Ásia Oriental, entre o mar Amarelo e o mar do Japão, ligada ao c...
-
VietnameGeografia País do Sudeste Asiático. O Vietname ocupa a parte oriental da península da Indochina e te...
-
CamNo Antigo Testamento, é o filho de Noé. Foi amaldiçoado por seu pai. O seu nome encontra-se associad...
-
TogoGeografia País da África Ocidental. Situado no golfo da Guiné, é um pequeno país que tem uma área to...
-
Brasil na 2.ª Guerra MundialO Brasil participara já na Primeira Guerra Mundial (1914-18), entre finais de 1917 até à conclusão d
-
Batalha de Poitiers (732)Nesta batalha o Islão foi derrotado pela Cristandade. O exército muçulmano em busca de terra e da de
-
Batalha de AbukirTambém chamada Batalha do Nilo. Abukir (ou Abu Qir) é uma baía no Norte do Egito, na embocadura do N
-
A Guerra dos Cem Anos e o Cisma do Ocidente (sécs. XIV e XV)Um dos aspetos mais marcantes da chamada "crise do século XIV" deve-se ao Cisma do Ocidente, à separ
-
Batalha de ActiumBatalha naval ocorrida a 2 de setembro de 31 a. C., na antiga Grécia, perto do promontório de Áccio