Beleza Americana
Drama assinado pelo realizador Sam Mendes, em 1999, sob o título American Beauty, e interpretado por Kevin Spacey, Annette Bening, Mena Suvari e Thora Birch. Constituiu o primeiro filme deste realizador, mas tal não impediu a afirmação do filme no panorama cinematográfico internacional. A história assenta na personagem de Lester Burnham (Kevin Spacey), um homem a atravessar uma crise de meia-idade, com frustrações a nível profissional e sexual.
É casado com Carolyn (Annette Bening), uma agente imobiliária, e ambos têm uma filha adolescente: Jane (Thora Birch). Durante a performance de um grupo de cheer-leaders, no intervalo de um jogo de basquetebol colegial, Lester sente-se imediatamente atraído por Angela (Mena Suvari), a ponto de ficar completamente obcecado por ela. Decide então dar uma completa reviravolta à sua vida: despede-se do seu emprego, arranja outro trabalho como empregado de uma cadeia de fast food e pratica musculação, a fim de impressionar Angela, que se gabava de manter uma vida promíscua. Por outro lado, Carolyn resolve cometer adultério com o seu patrão e é apanhada em flagrante pelo marido.
A filha de ambos apaixona-se por Ricky (Wes Bentley), um vizinho que ganha a vida como dealer ocultando esse facto do seu pai Frank Fitts (Chris Cooper), um coronel do Exército extremamente conservador. Numa sucessão de enganos, Frank julga que o seu filho mantém uma relação homossexual com Lester. O filme foi premiado com cinco Óscares, nas categorias de Melhor Filme, Realizador, Ator (Spacey), Fotografia e Argumento Original. Este, da autoria de Alan Ball e cujos direitos cinematográficos foram adquiridos por Steven Spielberg, esteve metido na gaveta durante muito tempo, devido à delicadeza da sua temática. O filme é uma crítica violenta à moral e aos costumes, colocando as suas personagens a usar máscaras que escondem as verdadeiras personalidades: Angela, apresentada como ninfomaníaca e leviana, confessa a sua virgindade no momento em que é seduzida por Lester; o Coronel Fitts esconde o seu lado homossexual debaixo da sua austeridade e radicalismo; Carolyn ama o seu marido mas engana-o para ascender profissionalmente. É de realçar o excelente desempenho interpretativo dos atores, numa obra que, apesar do desfecho trágico, consegue transmitir uma mensagem de esperança e de amor pelas coisas simples que a vida oferece.
-
Steven SpielbergProdutor e realizador norte-americano, nascido a 18 de dezembro de 1947 em Cincinnatti, é dos cineas...
-
ÓscaresDesignação dada aos populares prémios atribuídos, desde 1927, pela Academia de Artes e Ciências Cine...
-
BentleyA marca inglesa de automóveis de luxo e de carros desportivos Bentley foi fundada a 18 de janeiro de...
-
fast foodA fast food, que em português se poderia designar "comida rápida", refere-se a refeições rapidamente...
-
Mena SuvariAtriz norte americana, Mena Adrienne Suvari nasceu a 9 de fevereiro de 1979 em Newport, Rhode Island...
-
Thora BirchAtriz norte-americana nascida a 11 de março de 1982 em Los Angeles, Califórnia. O seu nome próprio, ...
-
Annette BeningAtriz norte-americana, Annette Bening nasceu a 29 de maio de 1958, na pequena cidade de Topeka, no E...
-
Kevin SpaceyAtor norte-americano, Kevin Spacey Fowler nasceu a 26 de julho de 1959, em New Jersey, EUA. Em 1981,...
-
Sam MendesRealizador e encenador inglês, Samuel Alexander Mendes nasceu a 1 de agosto de 1965 em Reading. Desc...
-
O Resgate do Soldado RyanFilme de guerra baseado numa história verídica desenrolada durante a Segunda Guerra Mundial. Intitul