Quarenta árvores em discurso directo

António Bagão Félix

As histórias que nos matam

Maria Isaac

O segredo de Tomar

Rui Miguel Pinto

1 min

Bill Murray
favoritos

Ator e comediante norte-americano nasceu a 21 de setembro de 1950, em Illinois.

Depois duma juventude rebelde, em que chegou a ser preso por posse de marijuana, deu os primeiros passos no teatro cómico, juntando-se ao célebre grupo National Lampoon que incluía atores como Dan Aykroyd e John Belushi.

Estreou-se no cinema, emprestando a voz a uma das personagens do filme de animação erótico Shame of the Jungle (Tarzoon, a Vergonha da Selva, 1975).

Em 1977, entrou para os quadros do famoso programa televisivo Saturday Night Live, onde encabeçou sketches cómicos que se tornaram lendários.

Depois de algumas comédias menores e duma participação secundária ao lado de Dustin Hoffman em Tootsie (Tootsie - Quando Ele era Ela, 1982), Murray participou em Ghostbusters (Os Caça-Fantasmas, 1984), uma comédia no campo do sobrenatural que foi um enorme êxito de bilheteira.

Depois duma incursão mal sucedida no drama The Razor's Edge (No Fio da Navalha, 1985) e de ter participado na sequela Ghostbusters II (Caça-Fantasmas 2, 1989), Murray começou a colecionar sucessos como Groundhog Day (O Feitiço do Tempo, 1993), Ed Wood (1994), Space Jam (1996), Rushmore (Gostam Todos da Mesma, 1998), Charlie's Angels (Os Anjos de Charlie, 2000) e The Royal Tenenbaums (Uma Comédia Genial, 2001).

Em 2003, dirigido por Sofia Coppola e na pele de Bob Harris, um ator americano a rodar um anúncio publicitário no Japão, participou, ao lado de Scarlett Johansson, no filme Lost In Translation (Lost In Translation: O Amor é um Lugar Estranho, 2003), por cujo papel foi nomeado para o Óscar de Melhor Ator Principal. Ainda nesse ano, participou em Coffee and Cigarettes (Café e Cigarros), de Jim Jarmusch, e no ano seguinte vestiu a pele do oceanógrafo Steve Zissou, em The Life Aquatic with Steve Zissou (Um Peixe Fora de Água), uma comédia dirigida por Wes Anderson.

Partilhar
  • partilhar whatsapp
Como referenciar
Porto Editora – Bill Murray na Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora. [consult. 2025-04-22 16:50:45]. Disponível em

Quarenta árvores em discurso directo

António Bagão Félix

As histórias que nos matam

Maria Isaac

O segredo de Tomar

Rui Miguel Pinto