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Blondie
Uma das referências da era New Wave Punk, este grupo pop/rock norte-americano teve na sua vocalista, Debbie Harry (Deborah Ann Harry), a figura mais emblemática.
Começaram por tocar no circuito underground de Nova Iorque, onde reuniram grande número de seguidores. Precursores da pop dos anos 80, souberam conciliar estilos tão diversos como o rap, em "Rapture", o reggae, em "The Tide Is High", ou o disco, em "Heart Of Glass".
Durante oito anos, de 1974 até 1982, editaram seis álbuns: Blondie (1976), único trabalho que contou com Gary Valentine - Frank Infante e Nigel Harrison entrariam para o baixo e a guitarra respetivamente; Plastic Letters (1977), que possibilitou a "Denis" o primeiro número um nas tabelas do Reino Unido; Parallel Lines (1978), que incluiu os singles "Picture This", "Hanging On The Telephone", "Sunday Girl" e "Heart Of Glass", o primeiro grande êxito nos EUA; Eat To The Beat (1979), do qual foram extraídos os êxitos "Dreaming", "Atomic" e "Call Me", que fez parte da banda sonora do filme American Gigolo (1980); Autoamerican (1981), que incluiu "The Tide Is High" e "Rapture"; The Hunter (1982), cujo single "Island Of The Lost Souls" foi o seu último êxito nos EUA.
Em 1982, Chris Stein adoeceu e o grupo encerrou a sua atividade.
Regressaram em 1999 com o álbum No Exit e o êxito "Maria". Para além de Harry, Stein, Burk e Destri, a nova formação contou com Leigh Foxx, no baixo, e Paul Carbonara, na guitarra.
Debbie Harry lançou o seu primeiro álbum a solo em 1981, Koo Koo, seguindo-se-lhe, em 1986, Rockbird, que incluiu o êxito "French Kissin' In The USA", Def, Dum And Blond (1989) e Debravation (1993). Participou com Iggy Pop em Red, Hot + Blue, disco-tributo a Cole Porter, com o tema "Well Did You Evah" (1990). A Sétima Arte viu-a em Union City (1979),Videodrome (1982), Hairspary (1988), Intimate Stranger (1992), Heavy (1996) e Six Ways To Sunday (1999).
Quatro anos depois de No Exit, a banda editou The Curse Of Blondie (2003), um registo modesto que nem sequer surgiu no mercado americano. Apesar disso, o single "Good Boys" mereceu algum destaque nas rádios e colheu opiniões relativamente positivas junto da crítica.
Começaram por tocar no circuito underground de Nova Iorque, onde reuniram grande número de seguidores. Precursores da pop dos anos 80, souberam conciliar estilos tão diversos como o rap, em "Rapture", o reggae, em "The Tide Is High", ou o disco, em "Heart Of Glass".
Durante oito anos, de 1974 até 1982, editaram seis álbuns: Blondie (1976), único trabalho que contou com Gary Valentine - Frank Infante e Nigel Harrison entrariam para o baixo e a guitarra respetivamente; Plastic Letters (1977), que possibilitou a "Denis" o primeiro número um nas tabelas do Reino Unido; Parallel Lines (1978), que incluiu os singles "Picture This", "Hanging On The Telephone", "Sunday Girl" e "Heart Of Glass", o primeiro grande êxito nos EUA; Eat To The Beat (1979), do qual foram extraídos os êxitos "Dreaming", "Atomic" e "Call Me", que fez parte da banda sonora do filme American Gigolo (1980); Autoamerican (1981), que incluiu "The Tide Is High" e "Rapture"; The Hunter (1982), cujo single "Island Of The Lost Souls" foi o seu último êxito nos EUA.
Regressaram em 1999 com o álbum No Exit e o êxito "Maria". Para além de Harry, Stein, Burk e Destri, a nova formação contou com Leigh Foxx, no baixo, e Paul Carbonara, na guitarra.
Debbie Harry lançou o seu primeiro álbum a solo em 1981, Koo Koo, seguindo-se-lhe, em 1986, Rockbird, que incluiu o êxito "French Kissin' In The USA", Def, Dum And Blond (1989) e Debravation (1993). Participou com Iggy Pop em Red, Hot + Blue, disco-tributo a Cole Porter, com o tema "Well Did You Evah" (1990). A Sétima Arte viu-a em Union City (1979),Videodrome (1982), Hairspary (1988), Intimate Stranger (1992), Heavy (1996) e Six Ways To Sunday (1999).
Quatro anos depois de No Exit, a banda editou The Curse Of Blondie (2003), um registo modesto que nem sequer surgiu no mercado americano. Apesar disso, o single "Good Boys" mereceu algum destaque nas rádios e colheu opiniões relativamente positivas junto da crítica.
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Como referenciar
Porto Editora – Blondie na Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora. [consult. 2024-10-14 15:26:34]. Disponível em
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