Quarenta árvores em discurso directo

António Bagão Félix

As histórias que nos matam

Maria Isaac

O segredo de Tomar

Rui Miguel Pinto

2 min

Booker Prize
favoritos

O Booker MacConnell Prize, vulgarmente conhecido por Booker Prize, é hoje reconhecidamente considerado como um dos mais famosos prémios literários de todo o mundo e dos mais prestigiantes para os escritores de língua inglesa.

Patrocinado pela Booker MacConnell plc - um grupo internacional de empresas ligadas à distribuição alimentar e à agricultura - e administrado pela Nacional Book League ou Book Council no Reino Unido - uma instituição independente que se dedica à promoção e divulgação da escrita e da leitura de livros em língua inglesa -, o "Booker Prize" é atribuído anualmente desde 1969, premiando o destaque de obras em língua inglesa, aumentando o estatuto e reconhecimento dos respetivos autores e contribuindo para a divulgação e venda dos diversos livros premiados.

Capa de "A Herança do vazio", de Kiran Desai, vencedor do Man Booker Prize de 2006
Qualquer autor, cidadão do Reino Unido, da República da Irlanda, da África do Sul, do Paquistão ou da chamada British Commonwealth é elegível para ganhar o prémio, mas a novela a concurso tem, obrigatoriamente, que ser publicada em língua inglesa e inicialmente editada no Reino Unido.
O prémio atribuído em dinheiro corresponde a cerca de 20 000 libras esterlinas, recebendo também os restantes nomeados não premiados à volta de 1000 libras.

O painel de juizes nomeados para a decisão de atribuição deste prestigiado prémio é, normalmente, constituído por cinco pessoas, quase sempre editores literários, críticos, novelistas, académicos e celebridades não-literárias que, pelos seus créditos conferem grande credibilidade ao concurso. Estas personalidades anunciam uma pequena lista de finalistas (candidatos), constituída, normalmente, por cinco livros - publicados, obrigatoriamente, no ano anterior ao concurso - umas quatro ou cinco semanas antes da cerimónia, na qual é, então, finalmente e pela primeira vez, revelado o nome do vencedor.

A atribuição do Prémio está envolvida num magnífico cocktail anual - um prestigiado e concorrido evento gastronómico - que transforma esta cerimónia de entrega numa autêntica gala, celebrada no London's Guildhall, transmitida em direto pela televisão.
Pela espetacularidade da cerimónia e pelo prestígio alcançado com a atribuição do prémio, o Booker é visto como uma das mais gloriosas instituições inglesas; uma instituição cultural de incomparável influência no mundo literário.

Pela capacidade demonstrada de promover nomes, obras e textos de leitura em língua inglesa e pela mundialmente reconhecida fama e prestígio, em 1992 a Booker MacConnell entrou em parceria com o Grupo The Tetra Pak Laval, na Rússia, para criar o Booker Prize Russo.
Pelo incentivo que tem dado à divulgação, interna e externa, da literatura em língua inglesa e pelo sucesso claramente atingido e em contínua expansão, o Booker Prize é hoje um dos mais procurados e ambicionados prémios.

Partilhar
  • partilhar whatsapp
Como referenciar
Porto Editora – Booker Prize na Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora. [consult. 2025-03-27 01:25:00]. Disponível em

Quarenta árvores em discurso directo

António Bagão Félix

As histórias que nos matam

Maria Isaac

O segredo de Tomar

Rui Miguel Pinto