Deus na escuridão

Valter Hugo Mãe

O Livro de San Michele

Axel Munthe

Peregrinação

Fernão Mendes Pinto

1 min

Brisbane
favoritos

Brisbane é a capital da região administrativa de Queensland, estando localizada nas margens do rio homónimo, que desagua na baía de Moreton.
A área foi colonizada em 1824, como colónia penal, e a sua designação deve-se a Sir Thomas Brisbane, então Governador da colónia de Nova Gales do Sul, na qual estaria integrada Brisbane. Em 1859, a cidade saiu de Nova Gales do Sul e foi integrada na administração de Queensland.
Nos anos 90 do século XIX, várias levas de imigrantes chegaram à cidade à procura de ouro. Alguns exploradores enriqueceram e voltaram ao seu país de origem, mas outros ficaram. Brisbane possui uma Chinatown (comunidade chinesa), situada no subúrbio de Fortitude Valley, onde persistem os descendentes dos mineiros chineses.
Baixa de Brisbane, Queensland, Austrália
Praia de Parklands em South Bank, cidade de Brisbane, Queensland, Austrália
No dia 1 de outubro de 1925 foi formado o concelho da cidade de Brisbane, tornando-se esta uma data festiva - o "Brisbane Day".
A cidade constitui um centro industrial importante, nomeadamente pela refinação de petróleo e pelas indústrias têxteis, de instalação automóvel e de telecomunicações.
No rio Brisbane foi drenado um canal que permite o acesso de embarcações marítimas, funcionando como um polo económico dinamizador.
A partir dos finais do século XX, Brisbane tem investido no setor do comércio e do turismo, dado o seu clima aprazível - temperaturas médias, em janeiro, de 29-30 ºC, e nos meses de inverno, temperaturas que rondam os 20 ºC.
Brisbane teve um planeamento cuidado, com ruas largas, numerosos parques, muitos edifícios modernos, conciliados com os mais antigos, como a Casa do Parlamento (1846), a Galeria Nacional, o Museu de Arte (1871) e a Universidade de Queensland (1909).
Em janeiro de 1974 passou pela cidade o devastador ciclone "Wanda", que fez com que cerca de 14 000 habitações tivessem de ser evacuadas, danificou muito a ponte centenária de Jindalee e obrigou ao corte de estradas e das telecomunicações.
Partilhar
  • partilhar whatsapp
Como referenciar
Porto Editora – Brisbane na Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora. [consult. 2024-03-02 16:17:42]. Disponível em

Deus na escuridão

Valter Hugo Mãe

O Livro de San Michele

Axel Munthe

Peregrinação

Fernão Mendes Pinto