Haiti

João Pedro Marques

Quarenta árvores em discurso directo

António Bagão Félix

As histórias que nos matam

Maria Isaac

1 min

Bufonídeos
favoritos

Família de animais da classe dos anfíbios, da ordem dos anuros, que é constituída por cerca de trezentas espécies.
A família dos Bufonídeos inclui exclusivamente os chamados sapos verdadeiros, sem dentes implantados nas maxilas.
Estes animais apresentam geralmente a pele rugosa, com muitas verrugas. São animais de vida terrestre e hábitos noturnos. Durante o dia escondem-se debaixo de pedras, troncos ou em galerias escavadas. Procuram a água só para desovar. Os ovos ligam-se, muitas vezes, em rosários gelatinosos. Desovam geralmente no fim do inverno ou no princípio da primavera, dirigem-se aos charcos e pequenos ribeiros onde colocam os cordões gelatinosos que podem conter de quatro mil a dez mil ovos.
Em Portugal, os Bufonídeos estão representados por várias espécies como o sapo-comum (Bufo bufo), o sapo-corredor (Bufo calamita), o sapo-pasteiro (Alytes obstetricans), o sapo-rã (Pelodytes punctatus), o sapo-de-unha-negra (Pelobates cultripes), etc.
Os Bufonídeos alimentam-se fundamentalmente de insetos que apanham com a língua viscosa. Distribuem-se por todos os continentes com exceção de Antártida e Austrália.

Sapo
Partilhar
  • partilhar whatsapp
Como referenciar
Bufonídeos na Infopédia [em linha]. Porto Editora. Disponível em https://www.infopedia.pt/artigos/$bufonideos [visualizado em 2025-06-24 15:21:16].

Haiti

João Pedro Marques

Quarenta árvores em discurso directo

António Bagão Félix

As histórias que nos matam

Maria Isaac