Cabo da Boa Esperança
Situado no extremo sul do continente africano, foi dobrado pela primeira vez pelo navegador português Bartolomeu Dias, em 1487, que o batizou, na altura, de cabo das Tormentas.
A designação cabo da Boa Esperança, que se vulgarizou mais tarde e que alude à expectativa de chegar às riquezas do Oriente contornando o extremo sul de África, é atribuída pelo cronista João de Barros ao monarca D. João II.
Partilhar
Como referenciar
Cabo da Boa Esperança na Infopédia [em linha]. Porto Editora. Disponível em https://www.infopedia.ptartigos/$cabo-da-boa-esperanca [visualizado em 2026-07-12 20:35:32].
Outros artigos
-
ÁfricaÉ o segundo maior continente. Tem uma área de 30 217 000 km2 e ocupa 1/5 do solo terrestre. Atravess...
-
Bartolomeu DiasNavegador português. Não é ao certo conhecida a data do seu nascimento. Notabilizou-se como capitão ...
-
circo (geologia)Depressão rochosa, em forma de bacia, de paredes com grande inclinação, situada a elevada altitude m
-
ciclo de erosão normalDesignação estabelecida pelo geólogo americano W. M. Davis para a evolução teórica do relevo que se
-
Cordilheira de Tien ShanCadeia montanhosa da Ásia Central, localizada no Noroeste da China. O seu ponto mais elevado, Pobied
-
Lagoa das Sete CidadesLagoa da ilha de São Miguel, no arquipélago dos Açores, famosa pela sua beleza. É também conhecida p
-
cordilheiraSistema extenso de montanhas composto, muitas vezes, por duas ou mais cadeias paralelas. Em alguns p
-
chaminé de fadaFormação resultante da ação erosiva das águas selvagens em terrenos detríticos heterogéneos, muitas
-
Cordilheira VulcânicaSistema montanhoso do México, situado a sudoeste da península do lucatão, no Sul do México. Atinge u
-
Ilha da CulatraEsta ilha apresenta características semelhantes à de Armona e às restantes ilhas-barreira situadas n
Partilhar
Como referenciar 
Cabo da Boa Esperança na Infopédia [em linha]. Porto Editora. Disponível em https://www.infopedia.ptartigos/$cabo-da-boa-esperanca [visualizado em 2026-07-12 20:35:32].