Cabo das Tormentas
Cabo, também chamado da Boa Esperança, que constitui a ponta sul de África e que marca o encontro dos oceanos Atlântico e Índico.
Foi assim denominado pelo português Bartolomeu Dias, o primeiro navegador a dobrá-lo, em 1488.
O nome alude às dificuldades que a passagem do promontório apresentava, dificuldades essas que Luís de Camões figurou alegoricamente na personagem de Adamastor.
Partilhar
Como referenciar
Cabo das Tormentas na Infopédia [em linha]. Porto Editora. Disponível em https://www.infopedia.ptartigos/$cabo-das-tormentas [visualizado em 2026-08-03 17:54:51].
Outros artigos
-
AdamastorÉ um dos gigantes mitológicos filhos da Terra, que se rebelaram contra Júpiter e foram vencidos. N'O...
-
Bartolomeu DiasNavegador português. Não é ao certo conhecida a data do seu nascimento. Notabilizou-se como capitão ...
-
ÁfricaÉ o segundo maior continente. Tem uma área de 30 217 000 km2 e ocupa 1/5 do solo terrestre. Atravess...
-
Ponta de SagresExtremidade da costa algarvia, no prolongamento da serra de Espinhaço de Cão, levantada em escarpa s
-
EtnaVulcão localizado junto à costa oriental da Sicília, Itália, perto de Catânia, o Etna é um dos vulcõ
-
Lagoa EscuraLagoa da serra da Estrela. Devido à profundidade e às rochas graníticas do fundo e das margens, a ág
-
Porto de LeixõesPorto marítimo, artificial, construído na foz do rio Leça, uns 4 quilómetros a norte da foz do Douro
-
Ilhotas de FarilhõesIlhotas portuguesas no oceano Atlântico, a noroeste das Berlengas e do cabo Carvoeiro.
-
Planalto do TibetePlanalto que se situa na Ásia Central, no Sudoeste da China, numa extensão aproximada de 4 000 000 k
-
FormigasNome de um grupo de ilhéus que fazem parte do Arquipélago dos Açores e se situam entre as ilhas de S
Partilhar
Como referenciar 
Cabo das Tormentas na Infopédia [em linha]. Porto Editora. Disponível em https://www.infopedia.ptartigos/$cabo-das-tormentas [visualizado em 2026-08-03 17:54:51].