Haiti

João Pedro Marques

Quarenta árvores em discurso directo

António Bagão Félix

As histórias que nos matam

Maria Isaac

1 min

cágado
favoritos

Animal do filo dos cordados, da classe dos répteis, da ordem dos quelónios e da família dos Emidídeos constituída por cerca de oitenta espécies.
O cágado comum, Emys orbicularis, é também conhecido como sapo-concho, ou tartaruga-lamacenta, por viver em grandes lodaçais. Ao contrário das tartarugas terrestres que se alimentam de plantas, o cágado é carnívoro e alimenta-se de girinos, pequenos peixes, moluscos e larvas aquáticas. Quando a temperatura é benigna é um animal muito voraz, mas em épocas frias é capaz de jejuar vários dias seguidos.

O cágado possui uma carapaça aplanada e oval que se caracteriza pela sua coloração acastanhada escura e pelas numerosas nervuras amarelas. As placas, em geral, são individualizadas por contorno mais escuro. A cauda coberta de escamas é reduzida nos adultos, mas nos juvenis, por vezes, é tão comprida como a carapaça. O cágado ocupa regatos ou ribeiras de corrente fraca e fundo pedregoso ou arenoso. Muitas vezes encontram-se cágados expostos ao sol, o que gostam de fazer durante horas.

Os cágados são répteis da ordem dos Quelónios
Possui um comprimento total de cerca de 35 centímetros. Encontra-se distribuído pelo Norte de África e na Península Ibérica, principalmente na zona sul. Os machos são mais precoces que as fêmeas na sua atividade sexual, que se inicia por volta dos doze ou treze anos, enquanto as fêmeas só se começam a reproduzir ao fim de quinze ou vinte anos. Os ovos são colocados numa cavidade cavada pela fêmea com os membros posteriores. Depois de postos os ovos são cobertos com terra. A eclosão ocorre dois ou três meses mais tarde, e os juvenis, à nascença, não ultrapassam os cinco centímetros.

Hiberna durante a estação fria, normalmente em fundos lodosos. Quando molestado exala um cheiro desagradável e forte. Pode viver cerca de setenta anos. O cágado é um animal sociável e pode viver em colónias numerosas onde os machos rivais infligem, uns aos outros, ferimentos graves, sendo mesmo capazes de se mutilarem.
Existem outras espécies de cágados como o fula-lomba (Geochelone pardalis) que vive no leste e sul de África, o Kachuga tectun que se encontra em várias regiões da Ásia tropical, o cágado-de-pescoço-curto (Pseudemydura umbrina) que habita um pequeno pântano da Austrália, etc.

Partilhar
  • partilhar whatsapp
Como referenciar
cágado na Infopédia [em linha]. Porto Editora. Disponível em https://www.infopedia.pt/artigos/$cagado [visualizado em 2025-06-25 02:40:31].

Haiti

João Pedro Marques

Quarenta árvores em discurso directo

António Bagão Félix

As histórias que nos matam

Maria Isaac