Corpo Vegetal

Julieta Monginho

Morro da Pena Ventosa

Rui Couceiro

Pedra e Sombra

Burhan Sönmez

1 min

cal
favoritos

Designa-se por cal o óxido de cálcio, produto sólido de cor branca que absorve grandes quantidades de água e apresenta a fórmula CaO.
Este produto obtém-se por calcinação do calcário ou pedra calcária (carbonato de cálcio CaCO3) a 902-1152 ºC em fornos rotatórios de forma tubular, fornos de cuba ou fornos circulares, com libertação de dióxido de carbono. A cal viva assim obtida reage com a água, libertando-se muito calor, transformando-se em cal apagada (hidróxido de cálcio Ca(OH)2), que se utiliza desde tempos antigos misturada com areia para preparar a argamassa.
Esta operação designa-se por extinção da cal. Esta extinção pode realizar-se por dois processos: ou por imersão ou por aspersão. A imersão normalmente é feita mergulhando os blocos de cal viva contidos em cestos numa barrica com água obtendo-se assim uma pasta que depois é utilizada em diversas aplicações.
A manipulação da cal viva é perigosa pois liberta grande quantidade de calor e portanto pode queimar.
Se a pedra calcária for pura obtém-se a chamada cal gorda. Se, pelo contrário, a pedra calcária contiver argila até 5% obtém-se a cal magra. Designa-se por gorda a primeira devido às suas propriedades plásticas, pois trata-se duma cal facilmente trabalhável e bastante macia.
Segundo a sua composição, grau de apagamento quando misturada com a água e a capacidade de resistência em meio aquoso, distingue-se entre cal aérea, que endurece ao ar, e cal hidráulica, que endurece com água.
A cal hidráulica é muito semelhante à sílica em dureza e cor.
Partilhar
  • partilhar whatsapp
Como referenciar
Porto Editora – cal na Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora. [consult. 2024-09-20 17:44:52]. Disponível em

Corpo Vegetal

Julieta Monginho

Morro da Pena Ventosa

Rui Couceiro

Pedra e Sombra

Burhan Sönmez