Haiti

João Pedro Marques

Quarenta árvores em discurso directo

António Bagão Félix

As histórias que nos matam

Maria Isaac

1 min

Câmara Municipal de Antuérpia
favoritos

A Câmara Municipal foi construída entre 1561 e 1565 e o seu arquiteto foi Cornelis de Vriendt, apelidado de Floris. Segue a tendência já demonstrada em outros edifícios pela afirmação de um Renascimento de inspiração italiana. Constituiu, de facto, para o arquiteto o exercício de um estilo que ainda não estava apreendido. Notam-se ainda, por exemplo, ao nível do corpo central claras alusões ao gótico.

A importância deste edifício advém precisamente do facto de ter sido o primeiro a ser construído neste estilo, por isso, denotando todas as imprecisões que lhe são inerentes. É a primeira imposição do Renascimento num ambiente marcado pelo gótico tardio favorecido pelo poder material de Antuérpia. Recebeu influências do Renascimento francês e italiano, mostrando uma dualidade estilística, embora o primeiro se manifeste maioritariamente. Nesta arquitetura renovada que se começava a realizar na Flandres tem muito importância a tratadística, nomeadamente o livro Architectura de Vredeman de Vries, publicado em 1563 e largamente difundido por todos os países do Norte da Europa.

Edifício da Câmara Municipal de Antuérpia
Partilhar
  • partilhar whatsapp
Como referenciar
Câmara Municipal de Antuérpia na Infopédia [em linha]. Porto Editora. Disponível em https://www.infopedia.pt/artigos/$camara-municipal-de-antuerpia [visualizado em 2025-06-25 05:47:07].

Haiti

João Pedro Marques

Quarenta árvores em discurso directo

António Bagão Félix

As histórias que nos matam

Maria Isaac