Quarenta árvores em discurso directo

António Bagão Félix

As histórias que nos matam

Maria Isaac

O segredo de Tomar

Rui Miguel Pinto

1 min

canyoning
favoritos

O canyoning consiste em descer um canyon (garganta ou desfiladeiro) ou curso de água, recorrendo às técnicas próprias da escalada, como o rappel. O objetivo é seguir o curso das águas, ultrapassando todos os obstáculos, nomeadamente rochas, cascatas, lagoas, ressaltos ou escorregas. Normalmente é praticado em rios e ribeiras de difícil acesso, onde a água é mais pura.

A descida em quedas de água é uma atividade vertical que combina o rappel em grandes alturas com o mergulho em águas geladas. Apesar de estar ao alcance de todos os interessados, o canyoning é uma atividade potencialmente perigosa que não deve ser praticada sem o apoio de uma pessoa com experiência.

É necessário um bom conhecimento das quedas, das correntes e dos movimentos das águas, saber colocar corretamente as ancoragens e manejar a corda e, acima de tudo, estar atento aos imprevistos subaquáticos.

Também é fundamental ter equipamento adequado, nomeadamente capacete, fato de neopreno e um boudrier, elemento essencial de ligação (através de correias de nylon colocadas à volta da cintura e das pernas ou também nos ombros e peito, na versão integral) do escalador à corda de segurança e que serve para o amparar em caso de queda.

Partilhar
  • partilhar whatsapp
Como referenciar
Porto Editora – canyoning na Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora. [consult. 2025-04-24 14:34:50]. Disponível em

Quarenta árvores em discurso directo

António Bagão Félix

As histórias que nos matam

Maria Isaac

O segredo de Tomar

Rui Miguel Pinto