Morte nas Caves

Lourenço Seruya

Haiti

João Pedro Marques

Quarenta árvores em discurso directo

António Bagão Félix

Tempo de leitura1 min

Capetos
favoritos

Terceira dinastia de reis franceses, cujo nome deriva de Hugo Capeto, eleito rei em 987, por morte de Luís V, último monarca carolíngio.

O mais antigo antepassado dos Capetos foi o marquês de Nêustria, Roberto, "o Forte", contemporâneo de Carlos, "o Calvo". Dois de seus filhos, Eudes e Roberto, reinaram na França entre 888 e 923. Senhores de um pequeno domínio na região de Paris, começaram a sua pacificação em finais do século XI e meados da centúria seguinte. Anexaram depois parte dos feudos do reino, de forma que, em 1328, apenas não possuíam a Flandres, a Bretanha, a Aquitânia e a Borgonha.

Nesse ano, extingue-se a linha direta dos Capetos, com Carlos IV (1322-1328), passando o trono para as mãos dos Valois, que reinam desde 1328 até 1589, mais tarde substituídos pelos Bourbon (1589-1792).

Após a Revolução Francesa, de 1814 a 1830, retomam o trono os Bourbon, extinguindo-se com a morte do duque de Chambord.

Os príncipes capetos reinaram também no ducado da Borgonha e sobre o império latino de Constantinopla, entre 1216 e 1261.

A origem do nome "capeto" permanece obscura e constitui alvo de várias teorias. Chegou inclusive a ter uma conotação injuriosa em certos períodos da história da França, como durante a Revolução Francesa.

Partilhar
  • partilhar whatsapp
Como referenciar
Capetos na Infopédia [em linha]. Porto Editora. Disponível em https://www.infopedia.pt/artigos/$capetos [visualizado em 2025-07-12 17:57:09].

Morte nas Caves

Lourenço Seruya

Haiti

João Pedro Marques

Quarenta árvores em discurso directo

António Bagão Félix