As histórias que nos matam

Maria Isaac

O segredo de Tomar

Rui Miguel Pinto

As Crianças Adormecidas

Anthony Passeron

1 min

capivara
favoritos

Mamífero da ordem dos roedores da família dos Hidroquerídeos, que segundo alguns autores é representada por uma única espécie (Hydrochaeris hidrochaeris) e segundo outros autores é representada por duas espécies uma sul-americana e outra centro-americana. Vivem no interior da selva húmida e, mais concretamente, nas margens dos rios.

A capivara ou carpincho como é conhecida no Brasil é o maior roedor conhecido, chegando a medir 130 centímetros de comprimento e um peso de 50 quilos.

Muito bem adaptado à vida aquática, as suas patas têm os dedos espalmados, o que facilita a natação. Em terra também se desloca com facilidade quer correndo quer saltando. São animais muito sociáveis formando grupos de 20 a 30 indivíduos. O seu alimento é constituído principalmente por ervas e plantas aquáticas, embora também comam ramos e folhas e roam a casca de algumas árvores. A pelagem não é muito densa, de cor ocre-amarelada, mais ou menos escura.

A gestação dura de 110 a 120 dias, no fim da qual dão à luz duas a oito crias, que nascem com os olhos abertos. As capivaras podem atingir a idade de dez anos se entretanto os predadores como o jaguar, o caimão e os humanos, que aproveitam a pele e a carne, não as destruírem.

Partilhar
  • partilhar whatsapp
Como referenciar
Porto Editora – capivara na Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora. [consult. 2025-03-24 12:22:05]. Disponível em

As histórias que nos matam

Maria Isaac

O segredo de Tomar

Rui Miguel Pinto

As Crianças Adormecidas

Anthony Passeron