Morte nas Caves

Lourenço Seruya

Haiti

João Pedro Marques

Quarenta árvores em discurso directo

António Bagão Félix

Tempo de leitura1 min

carneiro (zoologia)
favoritos

Mamífero ruminante da família dos Bovídeos e subfamília dos ovinos, representada por cinco espécies selvagens e uma domesticada. A espécie domesticada apresenta numerosas raças distribuídas por todos os continentes, exceto nas zonas árticas. A fêmea do carneiro é designada ovelha.

Entre as espécies selvagens evidenciam-se o muflão (Ovis musimon), forte e robusto que se distribui nas margens mediterrânicas. Ultrapassa um metro de comprimento e 50 quilos de peso. A cor da pelagem é castanha-escura com o abdómen e quartos traseiros de cor clara ou mesmo branca. Os chifres são muito grossos e crescem em curva fechada terminando as pontas à altura dos olhos.

Carneiros, mamíferos ruminantes domesticados
Muflão - uma espécie selvagem de carneiro
Um parente do muflão é o argali (Ovis ammon) e vive nas regiões do interior e oeste da Ásia. Tem a cor parda com uma mancha branca no abdómen e nos quartos traseiros. Possui uma grande barba que lhe cobre o peito. Os cornos são compridos e largos. Outro carneiro selvagem é o carneiro de dall (Ovis dalli) que vive nas montanhas do noroeste da América do Norte.

É semelhante ao muflão europeu distinguindo-se dele por ter uma pelagem branca. O carneiro-das-montanhas-rochosas (Ovis canadensis) vive nas montanhas norte-americanas. Os seus chifres são compridos e de forma triangular. A pelagem castanha varia com a estação do ano.

O carneiro doméstico é um animal dócil e indolente, que se conduz facilmente e apascenta em rebanhos. Difere morfologicamente da espécies selvagens pela espessura da lã, redução ou ausência dos chifres e diversidade de coloração da pelagem.

Tem extraordinária importância económica pela produção de carne, lã e leite.

Partilhar
  • partilhar whatsapp
Como referenciar
carneiro (zoologia) na Infopédia [em linha]. Porto Editora. Disponível em https://www.infopedia.pt/artigos/$carneiro-(zoologia) [visualizado em 2025-07-08 11:42:49].

Morte nas Caves

Lourenço Seruya

Haiti

João Pedro Marques

Quarenta árvores em discurso directo

António Bagão Félix