Cartas de Eco e Narciso
Romance em decassílabos brancos, sobre o tema do abandono amoroso, protagonizado pelas figuras mitológicas de Narciso e Eco, muito influenciado pelo género pastoril cultivado pelo poeta suíço pré-romântico Gessner, autor que Castilho aponta, no "Prólogo (pequeno para ser lido)", como um modelo a seguir pelos jovens poetas portugueses: "é necessário salvá-los [os jovens literatos]; e isto parece impossível, se se não desfaz a névoa, que os cega, para poderem ver a estrada florida de Gessner e ir por ela até ao seio da Natureza. É necessário que apareçam bons modelos de simplicidade, bons tipos do verdadeiro gosto; é necessário que se encantem os corações; que a verdade, hoje calcada e escarnecida, se levante com o brilhantismo de uma Deusa, que lhes cative os olhos e a vontade."
Partilhar
Como referenciar
Cartas de Eco e Narciso na Infopédia [em linha]. Porto Editora. Disponível em https://www.infopedia.ptartigos/$cartas-de-eco-e-narciso [visualizado em 2026-06-23 01:47:18].
Outros artigos
-
NarcisoNarciso era filho de Cefísio, rei da Fócida, e da ninfa Liríope, que era filha do Oceano e de Tétis,...
-
Páscoa FelizImpregnada pela admiração que nutriu nos anos 30 pela personalidade literária de um Raul Brandão de
-
Folhas SoltasColetânea de poesias, onde predomina o lirismo depurado e melodioso, que explora o motivo da mulher
-
Lisboa GalanteLivro de crónicas e contos de Fialho de Almeida, subintitulado "Episódios e aspetos da cidade", em q
-
Franklin TávoraEscritor e jornalista brasileiro, Franklin Távora, nascido a 13 de janeiro de 1842, em Baturité, no
-
Fénix RenascidaFénix Renascida ou Obras Poéticas dos Melhores Engenhos Portugueses é o título do mais significativo
-
GaibéusRomance de Alves Redol, publicado em 1939, é considerado como a obra que marca a introdução do neorr
-
Próspero FortunaÚltimo romance da série que Abel Botelho designou Patologia Social; é mais um quadro de costumes que
-
Francisco UmbralEscritor, jornalista e ensaísta espanhol, Francisco Umbral, nascido a 11 de maio 1932, em Madrid, e
-
Flores sem FrutoColetânea de poesias líricas em cujo prefácio Garrett caracteriza o poeta como ser excecional e apre
Partilhar
Como referenciar 
Cartas de Eco e Narciso na Infopédia [em linha]. Porto Editora. Disponível em https://www.infopedia.ptartigos/$cartas-de-eco-e-narciso [visualizado em 2026-06-23 01:47:18].