Cartas de Eco e Narciso
Romance em decassílabos brancos, sobre o tema do abandono amoroso, protagonizado pelas figuras mitológicas de Narciso e Eco, muito influenciado pelo género pastoril cultivado pelo poeta suíço pré-romântico Gessner, autor que Castilho aponta, no "Prólogo (pequeno para ser lido)", como um modelo a seguir pelos jovens poetas portugueses: "é necessário salvá-los [os jovens literatos]; e isto parece impossível, se se não desfaz a névoa, que os cega, para poderem ver a estrada florida de Gessner e ir por ela até ao seio da Natureza. É necessário que apareçam bons modelos de simplicidade, bons tipos do verdadeiro gosto; é necessário que se encantem os corações; que a verdade, hoje calcada e escarnecida, se levante com o brilhantismo de uma Deusa, que lhes cative os olhos e a vontade."
Partilhar
Como referenciar
Cartas de Eco e Narciso na Infopédia [em linha]. Porto Editora. Disponível em https://www.infopedia.ptartigos/$cartas-de-eco-e-narciso [visualizado em 2026-06-21 08:32:28].
Outros artigos
-
NarcisoNarciso era filho de Cefísio, rei da Fócida, e da ninfa Liríope, que era filha do Oceano e de Tétis,...
-
O Trigo e o JoioRomance neorrealista de Fernando Namora, publicado em 1954. "Gostaria de vos contar coisas dessa gen
-
Literatura e HistóriaObra póstuma, prefaciada por Fidelino de Figueiredo, onde se reúnem textos dispersos de Latino Coelh
-
Écloga EncantamentoA Écloga Encantamento foi a primeira escrita em português por Sá de Miranda. Argumento: Na dedicatór
-
Écloga MontanoA Écloga Montano, dirigida a João Rodrigues de Sá de Meneses, apresenta um diálogo entre os pastores
-
Este Mundo e o Outro"Depoimento do investigador que durante trinta anos procurou entender o mal da coletividade a que pe
-
Viagens: Espanha e FrançaPrimeiro volume das crónicas de viagem onde o autor regista as impressões da sua viagem pela Europa,
-
Lendas e NarrativasAs Lendas e Narrativas de Alexandre Herculano foram publicadas em dois volumes, em 1851. Trata-se de
-
Heras e VioletasVolume de poesias onde comparecem os temas característicos do ideário poético de Guilherme Braga, co
-
Eduardo PradoEscritor e diplomata brasileiro, Eduardo Paulo da Silva Prado nasceu a 27 de fevereiro de 1860, em S
Partilhar
Como referenciar 
Cartas de Eco e Narciso na Infopédia [em linha]. Porto Editora. Disponível em https://www.infopedia.ptartigos/$cartas-de-eco-e-narciso [visualizado em 2026-06-21 08:32:28].