Corpo Vegetal

Julieta Monginho

Morro da Pena Ventosa

Rui Couceiro

Pedra e Sombra

Burhan Sönmez

1 min

carvalho
favoritos

Nome vulgar de plantas do género Quercus, da família das Fagáceas. É quase impossível assinalar o número exato de tipos de carvalhos existentes. Calcula-se que o género Quercus inclua cerca de 400 espécies. São árvores que se encontram nas zonas temperadas do hemisfério Norte e algumas espécies estendem-se por todo o Sul até às regiões tropicais.

O género Quercus inclui árvores e mais raramente arbustos, de gomos fasciculados no cimo dos ramos mais finos. As folhas, frequentemente lobadas a dentadas, raramente inteiras ou serradas, são marcescentes ou caducas.

As flores são anemófilas, unissexuais e dispõem-se em amentilhos. As masculinas, reunidas em amentilhos frouxos, apresentam perianto mais ou menos campanulado, hexâmero. O androceu é composto por estames que variam, em número, entre seis e doze. As femininas, agrupadas em amentilhos laxos, possuem perianto campanulado. O gineceu é tricapelar. O fruto é uma glande - bolota - apoiada numa cúpula (revestimento de escamas) e monospérmica.

A espécie Quercus robur, conhecido por carvalho-roble, carvalho-alvarinho ou carvalho-comum, é uma árvore caducifólia que pode atingir os 40 metros de altura, apresentando um tronco com ramos vigorosos, cheios de folhas no verão.

Apresenta uma casca grossa, cinzento-parda, com sulcos longitudinais mais ou menos profundos. As folhas são alternas, simples, glabras e de pecíolo curto. Na página inferior são verde-claras e na página superior são verde-escuras. A floração ocorre entre os meses de abril e maio. É uma espécie fotófila de raízes profundas. O carvalho-roble vive na Europa, sendo espontâneo em Portugal. Ocorre em florestas mistas de folhosas, bem como nas planícies e colinas.

O carvalho tem grande interesse económico pela madeira, frutos e outros produtos. A madeira é constituída por várias camadas de crescimento, delineadas por uma zona de outono, formada por uma massa fundamental de fibras lenhosas de membrana mais espessa, e uma zona de primavera, constituída por fiadas longitudinais de células do parênquima lenhoso e vasos de maior diâmetro.

carvalho num campo
Bolotas de carvalho
Existem várias espécies de carvalhos (Quercus spp) que predominam essencialmente no norte e centro do país
Partilhar
  • partilhar whatsapp
Como referenciar
Porto Editora – carvalho na Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora. [consult. 2024-09-20 17:59:40]. Disponível em

Corpo Vegetal

Julieta Monginho

Morro da Pena Ventosa

Rui Couceiro

Pedra e Sombra

Burhan Sönmez