Casa da Mina
Também chamada Casa da Mina e Tratos da Guiné, foi inicialmente a Casa da Guiné, uma vez que, criada em 1463 e sedeada nesta altura em Lisboa, superintendia os negócios da zona da Guiné.
A sua principal função era a de receber o ouro destinado a Portugal e gerir os bens que se trocavam por este metal.
Após a construção da fortaleza de S. Jorge da Mina e da importância progressiva que esta foi adquirindo, passou a denominar-se Casa da Mina, tendo a partir do início do comércio com a Índia também tratado de receber o que de lá vinha.
Somente cerca de 1509 é que o comércio relativo à Índia se centrou num organismo específico, a Casa da Índia, e se tornou independente da Mina, apesar do feitor ser o mesmo.
Com o decréscimo da importação de ouro por intermédio da feitoria da Mina por Portugal nos finais do século XVI e no início do século XVII diminuiu também, e drasticamente, a relevância da Casa da Mina.
-
PortugalGeografia País do Sudoeste da Europa. Situado na parte ocidental da Península Ibérica, abrange uma s...
-
Casa da ÍndiaInstituição, criada em Lisboa em 1503, que se ocupava da navegação e do comércio com o Oriente, asse...
-
ÍndiaGeografia País do Sul da Ásia. Faz fronteira com o Paquistão, a noroeste, com a China, o Nepal e o B...
-
GuinéGeografia País da África Ocidental, oficialmente designado por República da Guiné. É banhado pelo oc...
-
LisboaAspetos geográficos Cidade, capital de Portugal, sede de distrito e de concelho. Localiza-se na Regi...
-
BoeingA empresa norte-americana construtora de aviões Boeing foi fundada em 1917 por William Boeing. O pri
-
AudiA marca de automóveis alemã Audi foi criada em 1910 por August Horch, que já fabricava carros desde
-
BMWA marca alemã BMW (iniciais de Bayersiche Motoren Werke) foi formada em 1916, como resultado da fusã
-
Ateneu Comercial de LisboaInstituição fundada em 1880, tendo sido inaugurada a 10 de junho em homenagem ao centenário de Camõe
-
BentleyA marca inglesa de automóveis de luxo e de carros desportivos Bentley foi fundada a 18 de janeiro de