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Casey Stoner
Piloto de motos de pista australiano Casey Stoner, nascido a 16 de outubro de 1985, em Kurri Kurri, New South Wales, na Austrália, sagrou-se campeão do mundo de MotoGP na temporada 2007 aos comandos de uma Ducati.
Com apenas quatro anos, Stoner participou pela primeira vez numa corrida de motos, no caso, destinada a pilotos com idade inferior a nove anos. Cinco anos mais tarde, venceu pela primeira vez uma corrida e até aos 14 triunfou em dezenas de provas, tanto disputadas em asfalto como em piso de terra.
Como na Austrália só a partir dos 16 anos era permitido participar em provas de estrada, Casey Stoner mudou-se com os pais para Inglaterra, onde era possível competir com 14 anos. Assim, entre 2000 e 2002 participou nos campeonatos britânico e espanhol de 125cc GP. Em Inglaterra, logo em 2000, venceu o troféu Aprilia 125.
Em 2002, participou no Mundial 250cc GP aos comandos de uma Aprilia, embora sem resultados dignos de destaque. No ano seguinte, baixou à categoria 125cc, ainda a correr pela Aprilia, venceu a sua primeira corrida e terminou o campeonato em oitavo lugar. Em 2004, mudou para a equipa Red Bull que utilizava motos KTM e voltou a vencer uma corrida, tendo desta vez terminado o mundial em quinto.
Depois do sucesso nas 125, regressou às motos de 250cc em 2005, de novo com a Aprilia. Ganhou cinco corridas, a primeira das quais em Portugal, e foi vice-campeão mundial, atrás de Daniel Pedrosa.
Na temporada 2006, subiu mais um escalão até à categoria principal do motociclismo mundial de pista, a MotoGP, onde passou a competir com uma Honda. O melhor resultado obtido foi um segundo lugar na Turquia e terminou o mundial no oitavo posto.
No ano seguinte, Stoner mudou para a Ducati e venceu o campeonato do Mundo de MotoGP, sucedendo ao norte-americano Nicky Hayden. Depois de ter ganho a primeira corrida da época no Qatar, o piloto australiano triunfou ainda por mais nove vezes: na Turquia, na China, na Catalunha (Espanha), Grã-Bretanha, Estados Unidos da América., República Checa, São Marino, Austrália e Malásia.
Com apenas quatro anos, Stoner participou pela primeira vez numa corrida de motos, no caso, destinada a pilotos com idade inferior a nove anos. Cinco anos mais tarde, venceu pela primeira vez uma corrida e até aos 14 triunfou em dezenas de provas, tanto disputadas em asfalto como em piso de terra.
Como na Austrália só a partir dos 16 anos era permitido participar em provas de estrada, Casey Stoner mudou-se com os pais para Inglaterra, onde era possível competir com 14 anos. Assim, entre 2000 e 2002 participou nos campeonatos britânico e espanhol de 125cc GP. Em Inglaterra, logo em 2000, venceu o troféu Aprilia 125.
Em 2002, participou no Mundial 250cc GP aos comandos de uma Aprilia, embora sem resultados dignos de destaque. No ano seguinte, baixou à categoria 125cc, ainda a correr pela Aprilia, venceu a sua primeira corrida e terminou o campeonato em oitavo lugar. Em 2004, mudou para a equipa Red Bull que utilizava motos KTM e voltou a vencer uma corrida, tendo desta vez terminado o mundial em quinto.
Depois do sucesso nas 125, regressou às motos de 250cc em 2005, de novo com a Aprilia. Ganhou cinco corridas, a primeira das quais em Portugal, e foi vice-campeão mundial, atrás de Daniel Pedrosa.
Na temporada 2006, subiu mais um escalão até à categoria principal do motociclismo mundial de pista, a MotoGP, onde passou a competir com uma Honda. O melhor resultado obtido foi um segundo lugar na Turquia e terminou o mundial no oitavo posto.
No ano seguinte, Stoner mudou para a Ducati e venceu o campeonato do Mundo de MotoGP, sucedendo ao norte-americano Nicky Hayden. Depois de ter ganho a primeira corrida da época no Qatar, o piloto australiano triunfou ainda por mais nove vezes: na Turquia, na China, na Catalunha (Espanha), Grã-Bretanha, Estados Unidos da América., República Checa, São Marino, Austrália e Malásia.
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Como referenciar
Porto Editora – Casey Stoner na Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora. [consult. 2024-09-20 18:48:50]. Disponível em
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